Estação ferroviária é revitalizada em Epitácio

Área externa recebe melhorias, por meio de doações oriundas de mais de 30 colaboradores, entre empresas e pessoas físicas

REGIÃO - ANNE ABE

Data 16/12/2017
Horário 21:19
Facebook/ Antonio Carlos Ferraz, Por intermédio de doações, área externa foi revitalizada, com vistas à preservação da história
Facebook/ Antonio Carlos Ferraz, Por intermédio de doações, área externa foi revitalizada, com vistas à preservação da história

Com as paredes frontal e laterais, bem como as portas e janelas, consertadas e pintadas, a primeira fase de revitalização da estação ferroviária de Presidente Epitácio está quase concluída. Devido às festas de fim de ano, o fundo será finalizado em janeiro. Todo o processo durou cerca de dois meses, sendo realizado a partir de doações em dinheiro e em material, vindos de mais de 30 colaboradores, entre empresas e pessoas físicas, e mão de obra fornecida pela municipalidade.

Esta foi a alternativa encontrada pelo Comtur (Conselho Municipal de Turismo) e a Prefeitura, para tornar o local um espaço cultural, haja vista que a administração possui apenas o Termo de Guarda Provisória, fornecido pelo DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), que não oferece condições jurídicas necessárias para pleitear verbas estaduais ou federais, podendo apenas utilizar verbas municipais e/ou doações.

Segundo o assessor de imprensa da Comtur, Antonio Carlos Ferraz da Silva, a próxima fase irá abranger a parte interior do local, que já foi limpo e lacrado, para evitar que seja utilizado de forma indevida. Anteriormente, a estação servia de ponto de encontro entre moradores de rua, consumo de drogas, acúmulo de lixo e detritos. “A Polícia Militar aumentou o policiamento e o Corpo de Bombeiros forneceu espaço para instalar câmeras de segurança, que dão para a parte frontal da estação, para que haja um sistema de monitoramento e ninguém tenha a chance de depredá-lo”, explana.

Apesar de quase concluída, a revitalização ainda necessita de mais doações. Além disso, o assessor aponta que também estão buscando utensílios antigos, que eram utilizados na estação antigamente, com o intuito de recriar o interior de forma mais fiel possível. Também buscam funcionários antigos e munícipes que frequentavam a estação, para obter informações de como eram os detalhes do local. “É uma forma de preservar ainda mais e valorizar a história da estação ferroviária”, declara.

 

História viva

O responsável pela Secretaria de Turismo e Cultura do município, Frank Celestino de Oliveira, considera a revitalização uma oportunidade de manter a história viva, além de ser uma maneira de perpetuar o registro arquitetônico. “Foi um local primordial para o desenvolvimento da cidade e da região, pois era pela estação que os imigrantes chegavam”, complementa.

Por fim, o secretário diz que, primeiramente, a estação será utilizada para fomentar o turismo no município, como uma atração aos moradores e visitantes. O plano é que, ao fim, possa se tornar sede de alguma secretaria ou um museu. “A estação mudou brutalmente. A ideia é que as pessoas possam tirar fotos lá na frente, pra isso foi pintada no molde do que era na época”, finaliza.

 

SERVIÇO

Os interessados em colaborar com a obra de revitalização, a partir de doações ou informações, pode entrar em contato pelo 3251-1520/3251-1557, em nome de Antonio Carlos Ferraz, assessor de imprensa do Comtur.

Publicidade

Veja também