Estação radar

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 28/03/2024
Horário 04:44

Publicação do maior site de aviação do Brasil e um dos mais importantes do mundo, o Cavok – Ases da Informação, noticia a assinatura de contrato para instalação de estação radar de rota em Prudente e que reforçará a vigilância aérea do oeste paulista.

QUATRO MESES
Assunto que vem sendo tratado desde o final do ano passado, quando a Câmara Municipal aprovou projeto do prefeito Ed Thomas (MDB) para concessão de área ao Ministério da Defesa – Comando da Aeronáutica; destinada a essa finalidade.

POR 30 ANOS
A área de 2,5 mil m² fica no Bairro Aeroporto, próxima ao aeroporto. A concessão é por 30 anos, prorrogável por 30. A instalação será feita pela Omniys, empresa brasileira de defesa, integrantes da Bids (Base Industrial de Defesa e Segurança).

TRATO FIRMADO
Conforme publicação assinada por Fernando Valduga, o contrato foi assinado com a Ciscea (Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo) para instalação da estação avançada em Prudente.

SERÁ PIONEIRA
A notícia diz que a estação é similar que foi instalada em Corumbá, no Mato Grosso; inaugurada em 2020. A diferença é que a de Prudente será pioneira na integração de radares utilizados para identificar tráfegos não autorizados e atividades ilícitas.

GRANDE IMPACTO
É algo tão importante que a estação mato-grossense foi inaugurada pelo então presidente da República, Jair Bolsonaro (PL). Estação que ganhou repercussão no noticiário internacional de vários países; em especial os da América do Sul. 

AÇÃO RÁPIDA
Prefeito e vereadores foram ágeis no atendimento ao Ministério da Defesa, através do Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), citado na lei complementar que dispôs sobre a concessão de direito real da área. 

POSSÍVEL FILIAÇÃO
O Plantão perguntou ao ex-secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Aristeu Penalva, sobre a sua possível filiação no MDB e se estará à disposição do partido para ser indicado como pré-candidato a vereador.

NADA AINDA
Parceiro de longa data do prefeito Ed Thomas quando era do PSB, Penalva responde que ainda não tem nada confirmado. O que significa a existência de possíveis entendimentos para filiação e possível candidatura.

ESTÁ NEBULOSO
Com o prazo da janela partidária está na reta final, movimentações de bastidores revelam que o cenário previsto poderá ser alterado em dois ou três casos, incluindo o de vereador à procura de outro partido, mudando a sua intenção original por determinada sigla.

FAMÍLIA BRAGATO
Morreu na manhã de ontem (27) e será sepultado hoje (28) em Adamantina o ex-vereador e ex-vice-prefeito Kleber César Bragatto. Estava com 59 anos e teria sido vitimado por esclerose lateral amiotrófica, hospitalizado desde 27 de janeiro.

ERA PRIMO
Kleber era primo do deputado estadual Mauro Bragato e casado com Maria Adriana Zamperlini. O velório começou na tarde de ontem, foi interrompido às 22h para ser retomado às 7h de hoje, com sepultamento às 10h. Morreu na Santa Casa.

Publicidade

Veja também