A Omnisys e a Ciscea (Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo) inauguraram estação radar no Aeroporto de Presidente Prudente com foco no aumento da segurança e fluidez aérea da região.
Os radares LP23SST-NG e RSM970S-NG, que integram a estação radar de vigilância e controle do espaço aéreo, são certificados pelo Ministério da Defesa como PED (produtos estratégicos de defesa) e foram fabricados em São Bernardo do Campo (SP), na sede da Omnisys, subsidiária da Thales no Brasil.
A recente implantação de um radar primário de longo alcance LP23SST-NG associado a um radar secundário RSM970S-NG, no Aeroporto de Prudente, marca o 133º radar de controle de tráfego aéreo da Omnisys instalado no Brasil, contribuindo para mais de 80% da segurança e vigilância do espaço aéreo do país. "Estes radares fazem parte da mais recente geração de equipamentos de longo alcance da empresa, destacando-se pela capacidade excepcional de detectar tanto aeronaves cooperativas quanto não cooperativas", aponta a empresa.
Com capacidade de fornecer dados de altimetria e detecção de alvos lentos e rápidos, os sistemas da nova estação garantem a identificação precisa das aeronaves em voo, aliada às funções de proteção eletrônica que possibilitam uma detecção precisa mesmo sob interferências eletromagnéticas. Um ponto de destaque é a provisão para a implantação futura do sistema IFF (Identificação Amigo ou Inimigo) em seu radar secundário, operando no modo seguro nacional (Modo 4 NSM). Além disso, suporta o Modo S e o sistema ADS-B (Automatic Dependent Surveillance-Broadcast), que proporcionam maior precisão em situações de tráfego intenso, facilitando o controle em tempo real.
Essas funcionalidades otimizam o uso do espaço aéreo para operações mais eficientes, asseguram a separação de dados entre os ambientes civil e militar e promovem uma gestão rápida e coordenada desse espaço compartilhado, em constante crescimento. A combinação dessas tecnologias permite uma inicialização de pista mais rápida, fornecendo uma imagem aérea de maior qualidade, com a garantia de certificações internacionais de aviação.
A estação de radar ampliará as capacidades de vigilância do tráfego aéreo, melhorando significativamente a segurança, fluidez de navegação e a eficiência operacional no Aeroporto de Prudente, o terceiro mais movimentado do interior do Estado de São Paulo, que atualmente atende cerca de 21 mil passageiros por mês, com voos operados por todas as principais companhias aéreas do Brasil.
“Com 133 radares de controle e gestão de tráfego aéreo produzidos e entregues no Brasil, a Omnisys reafirma seu compromisso de entregar o que há de melhor em tecnologia, contribuindo para a fluidez e segurança do espaço aéreo brasileiro. Este radar de Prudente destaca nossa dedicação à inovação para atender às necessidades específicas dos nossos clientes. Estamos comprometidos com o desenvolvimento de tecnologias que enfrentam os desafios atuais e futuros, reafirmando nossa dedicação ao Brasil”, aponta Rodrigo Modugno, presidente da Omnisys.
“A Ciscea se orgulha dos significativos avanços operacionais e do nível de eficiência alcançado no Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro, reconhecido como referência mundial. A Omnisys, como integrante da Base Industrial de Defesa, tem exercido um papel fundamental no desenvolvimento de soluções tecnológicas que atendem às necessidades operacionais do Controle do Espaço Aéreo. Seguiremos fortalecendo essa parceria, com foco no aprimoramento contínuo da infraestrutura crítica que garante a segurança e a fluidez do espaço aéreo”, afirma o major-brigadeiro engenheiro Alexandre Arthur Massena Javoski, presidente da Ciscea.