Estado destina R$ 27,6 milhões para ampliação de creches e escolas da região 

Investimento será destinado para 15 municípios das diretorias de ensino de Mirante do Paranapanema e de Prudente

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 04/02/2022
Horário 17:28
Foto: O Imparcial
Recurso será destinado para ampliação de creches e escolas
Recurso será destinado para ampliação de creches e escolas

Ao cumprir agenda no oeste paulista, o governador João Doria (PSDB) também fez anúncios voltados para educação. Por meio do Painsp (Plano de Ações Integradas do Estado de São Paulo), da Secretaria de Estado da Educação, o governador anunciou investimentos de R$ 27,6 milhões na ampliação de creches e escolas para 15 municípios das diretorias de ensino da região de Mirante do Paranapanema e de Presidente Prudente.
Os municípios que receberão os benefícios da Diretoria de Ensino da Região de Mirante do Paranapanema são Estrela do Norte, Mirante do Paranapanema, Narandiba, Rosana, Sandovalina, Tarabai e Teodoro Sampaio. Da Diretoria de Ensino da Região de Presidente Prudente, serão contemplados Álvares Machado, Anhumas, Caiabu, Indiana, Presidente Prudente, Regente Feijó, Santo Expedito e Taciba.
Do total de investimentos, R$ 2,38 milhões são para ampliação de seis escolas municipais, R$ 1,6 milhão para ampliação de creches, R$ 13,87 milhões para construção de sede de diretoria de ensino, R$ 7,55 milhões para adequação da rede elétrica de 32 escolas estaduais que serão climatizadas, R$ 2 milhões para cobertura de quadras esportivas de duas escolas estaduais, e R$ 148 mil para ampliação de centro municipal de educação infantil.
O Plano de Ações Integradas do Estado de São Paulo visa facilitar o repasse de recursos financeiros e apoio técnico do Estado de São Paulo aos municípios, por meio da Secretaria da Educação, para aquisição de materiais didáticos e equipamentos, melhoria na alimentação escolar, formação e valorização dos profissionais de educação, entre outras ações.

Empenho na educação

“Eu estou muito feliz com aquilo que estamos fazendo na educação”, disse o governador, durante sua passagem por Presidente Prudente. “A saúde é importante, a questão ambiental é significativa, assim como o combate à pobreza e à redução da miséria, mas a prioridade que muda a existência, a vida de uma família, e de uma criança ou jovem, é a educação. É isso que vai mudar o Brasil”, destacou.
Doria também relembrou que, das 364 escolas de tempo integral mantidas no início do seu mandado, o Estado saltou para 2.050 unidades, tornando-se o líder do sistema específico de ensino no Brasil. “Tínhamos 100 mil alunos em escolas de tempo integral, hoje temos 1,122 milhão de alunos”, enfatizou. 
O secretário de Educação, Rossieli Soares, por sua vez, pontuou que a educação precisa ser tratada com prioridade, e, que, por isso, o Estado tem feito um trabalho de inclusão, além de trazer mais escolas de integral e tecnologia para dentro das unidades. 
O titular também reforça que, além da ampliação de creches e escolas, o governo também tem investido em melhores condições para o ensino e aprendizagem – como a climatização das salas de aula. Tudo isso, segundo ele, trará mais qualidade de ensino aos alunos e melhores condições de trabalho para os profissionais da educação. 

Creche Escola

Nesta sexta-feira, Doria também anunciou a entrega de três novas unidades do Programa Creche Escola para os municípios de Teodoro Sampaio, Rancharia e Presidente Venceslau. Ao todo, foram investidos R$ 4,7 milhões da Secretaria Estadual de Educação em parceria com as prefeituras.
Cada nova unidade tem capacidade para atender 150 crianças de 0 a 5 anos. Os prédios possuem salas pedagógicas, berçários com fraldário e lactário, secretaria, refeitório, banheiros e área de serviço. As unidades também respeitam todas as normas de segurança e de acessibilidade.
Para a viabilização da obra, os municípios devem apresentar um terreno compatível com um dos três modelos de plantas oferecidos pela Secretaria da Educação, além da documentação requerida. Com o projeto, o governo estadual espera expandir o atendimento de alunos dessa faixa etária, prioritariamente, em localidades com maior vulnerabilidade social. 

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