Estande Minoru Kozuki realiza campeonato no fim de semana

Esportes - Jefferson Martins

Data 13/11/2015
Horário 07:57
 

Pelo 34º ano consecutivo, o Estande de Tiro do TCPP (Tênis Clube de Presidente Prudente) realiza o Torneio Minoru Kozuki de Tiro Esportivo. A tradicional competição ocorre entre amanhã e domingo, no complexo que leva o nome do evento. A disputa conta com a chancela da FPTE (Federação Paulista da modalidade) e contabiliza pontos para o ranking estadual. Os participantes atuarão em três categorias: fogo central, duelo 20 e carabina 22 (em 25 metros).

Segundo o diretor da modalidade no clube, José Maria de Medeiros Lisboa, o fato de contar pontos no ranking dá um peso a mais para o campeonato. "Está prevista a participação de atletas de Santos e alguns de Bauru que todos os anos participam", afirma. Espera-se entre 15 e 20 atiradores no evento.

José Maria fala que das três modalidades em disputa, a que exige maior destreza é a primeira. "O fogo central exige que o atirador seja mais habilidoso", completa.

O diretor pontua também a necessidade de o atleta estar com todos os documentos necessários em dia. "É preciso ter guia de transporte, já que o atirador tem que levar a arma no porta-mala, sem munição. Nada de carregar na cintura, nada de porte", explica.

Haverá também um "bônus" para os inscritos, que é a categoria revólver 25 tiros. "Essa não será válida pelo Campeonato Paulista. Vai ser um torneio interno e à parte", finaliza. O jornal O Imparcial apoia a iniciativa no clube prudentino.

 

SAIBA MAIS


FEZ HISTÓRIA

Minoru Kozuki é quem dá nome à competição. E é conhecido por ser o maior nome da história do esporte prudentino na modalidade. De origem japonesa, não conseguiu validar a tempo os documentos exigidos para se naturalizar brasileiro, fato que impediu o atirador de receber a taça de campeão brasileiro de tiro esportivo, pois, segundo o regulamento da CBTE (Confederação Brasileira de Tiro Esportivo), era requisito básico ser brasileiro. Ele morreu em 11 de dezembro de 1963.
Publicidade

Veja também