Estatísticas criminais da SSP: no oeste paulista, homicídios recuam 26,1% no 1º semestre

Dados divulgados antecipadamente com exclusividade ao O Imparcial revelam que os furtos de veículos também catalogaram queda que chega a 31,8%

REGIÃO - MELLINA DOMINATO

Data 30/07/2025
Horário 09:52
Foto: Arquivo
Deinter-8: “É fundamental reconhecer o empenho de cada policial civil”
Deinter-8: “É fundamental reconhecer o empenho de cada policial civil”

As estatísticas criminais da SSP (Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo), divulgadas antecipadamente com exclusividade ao O Imparcial, revelam que os casos de homicídio tiveram uma retração de 26,1%, na região de Presidente Prudente, ao passarem de 42 registros, no primeiro semestre de 2024, para 31, nos seis primeiros meses de 2025. Quanto aos latrocínios, os roubos seguidos de morte, estes foram de dois para zero ocorrências, na mesma comparação.

Quanto aos crimes patrimoniais, os roubos de veículos recuaram no primeiro semestre deste ano, de oito para um caso. “Um resultado de menos sete casos, o menor índice da série histórica”, indica a SSP. Ainda no oeste paulista, os furtos de veículos passaram de 220 casos para 150, na mesma comparação, uma queda de 31,8%. No que diz respeito aos furtos em geral, a retração foi de 9,2%, de 4.006 para 3.637 ocorrências.

“Os expressivos resultados alcançados na redução dos índices criminais no primeiro semestre de 2025 demonstram, de forma inequívoca, o comprometimento, a competência e a dedicação dos policiais civis que atuam em todas as unidades subordinadas ao Deinter-8 [Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior]”, avalia o próprio órgão, responsável por toda a Polícia Civil da região.

“De acordo com os dados divulgados pela SSP, os roubos de veículos apresentaram uma impressionante queda de 87,5%. No tocante aos crimes contra a vida, os homicídios dolosos tiveram redução significativa em 2025. Já os latrocínios chegaram a zero casos, um marco relevante no enfrentamento à criminalidade violenta”, frisa o departamento.

“Esses resultados refletem não apenas a atuação investigativa qualificada da Polícia Civil, mas também o esforço integrado das forças de segurança pública e o fortalecimento da inteligência policial, do planejamento estratégico e do trabalho em equipe”, destaca o órgão. “É fundamental reconhecer o empenho de cada policial civil, desde os que atuam diretamente nas investigações até os que compõem os setores administrativos e operacionais das unidades. O Deinter-8 reafirma seu compromisso com a redução da criminalidade, a defesa da vida e o fortalecimento da paz social”, encerra.
 

Publicidade

Veja também