Esteroides: uso não terapêutico é insustentável!

Jair Rodrigues Garcia Júnior

A dose é pequena e não tem efeitos colaterais. Os hormônios são naturais (ou bioidênticos). Com acompanhamento não há nenhum problema. Com apenas um período de uso os efeitos são significativos. Muitas pessoas estão usando e aprovando. Etc, etc. Além da lista dos “benefícios” essas são algumas das respostas prontas para a pergunta: o uso de hormônios pode trazer problemas? Sugiro que leia até o final para depois tirar suas conclusões.

 

TRH

Terapia de reposição hormonal é o termo utilizado quando se administra regularmente um hormônio para suprir a falta de produção pela glândula. Diabéticos do tipo 1 fazem TRH com insulina, pacientes que retiraram a tireóide usam análogos de T3, pacientes com hipogonadismo (raro) usam esteroides e algumas mulheres na menopausa fazem TRH com estrógenos e progesterona. “Não existe” TRH para pessoas saudáveis ou atletas, cujas concentrações hormonais são normais. O termo correto é “doping”.

 

TERAPIA

Os esteroides são também usados em casos específicos de doenças cujos efeitos são debilitantes, tais como anemia severa (esteroides têm efeito hematopoiético – produção de hemacias) e de catabolismo intenso que leva à caquexia (ex. câncer, AIDS, DPOC, insuficiência cardíaca).

 

MODULAÇÃO?

As concentrações normais de testosterona são de 280 a 800 ng/dL no homem e de 12 a 60 ng/dL na mulher. A modulação que profissionais oferecem para pessoas na meia-idade significa “aumentar” para valores próximos ou além dos limites. Fazendo isso, é ativado o mecanismo de feedback negativo, que desequilibra o eixo hipotálamo-hipófise-gonadas (testículos e ovários) e a função dessas glândulas. Na senescência, quando as concentrações diminuem, a necessidade de TRH deve ser avaliada de acordo com a condição clínica.

 

ESTUDO HAARLEM

Foi uma pesquisa com 100 adultos usuários de esteroides, que obtiveram os efeitos desejados de aumento da força e massa muscular. Também tiveram efeitos colaterais como retenção líquida, transpiração intensa, acne e ginecomastia. Outros efeitos foram observados em menor proporção durante o uso. Ao final do ciclo de 13 semanas (doses semanais), houve diminuição da libido (59%) e disfunção erétil (14%). Testosterona, nandrolona, durateston, trembolona, oxandrolona, boldenona e gestrinona são alguns dos esteroides usados e, quando obtidos por meios ilícitos, são ainda mais perigosos.

 

SUSTENTÁVEIS

Esdrúxulo é o adjetivo que melhor se aplica à TRH e à modulação em pessoas saudáveis. O mesmo para “reset metabólico hormonal” (o que é isso?). Uso de esteroides em adultos jovens saudáveis é insustentável, pois não pode ser contínuo e quando cessa (ou há pausa), o que foi ganho durante o uso “é perdido” em poucas semanas. Além disso, não apresenta respaldo na literatura científica e da sociedade de endocrinologia e metabologia. Exercício físico, dieta programada e bons hábitos, estes sim são sustentáveis para toda a vida e deveriam ser mais valorizados dos que os “atalhos”.

 

 

“Não existe” TRH para pessoas saudáveis ou atletas, cujas concentrações hormonais são normais. O termo correto é “doping”.

 

 

 

Publicidade

Veja também