Estoque do Banco de Sangue está abaixo do esperado para período

PRUDENTE - Victor Rodrigues

Data 28/01/2015
Horário 07:03
 

O Banco de Sangue do HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo, em Presidente Prudente, está com o estoque abaixo do esperado para esta época do ano. De acordo com José Antônio Nascimento Bressa, médico hematologista responsável pela unidade, a média de doações neste período de férias tem sido de 600 bolsas  por mês, entre 15 e 20 doações diárias, sendo que "o ideal seria de, ao menos, 900 bolsas mensais para atender a demanda, cerca de 30 bolsas por dia", relata o médico. "Já esperávamos a redução no índice. De dezembro até o carnaval, o número cai por conta das viagens e dias de folga, mas o número de acidentes e emergências aumenta", diz.

Jornal O Imparcial Falta de doadores deixa o Banco de Sangue em estado crítico para atender ocorrências

O HR atende a população de Prudente e de outros 26 municípios da região. Os principais grupos de pacientes que recebem essas doações são os acidentados, pacientes pós-cirúrgicos, com câncer, insuficiência renal e grávidas com hemorragia. "O aumento de pessoas que necessitam deste socorro cresceu de 20% a 30%, mas, na contramão, as doações caíram. Precisamos de voluntários para atender as ocorrências", destaca o médico.

A unidade funciona diariamente, inclusive aos sábados e domingos, das 7h às 17h. Outro fator que dificulta o trabalho do Banco de Sangue é o fato de que a maior parcela dos doadores só contribuem quando tem algum parente ou conhecido precisando das bolsas. Quando o paciente recebe alta, muitos amigos e familiares deixam de doar.

 

Núcleo de Hemoterapia

O Núcleo de Hemoterapia de Presidente Prudente, anexo à Santa Casa, tem registrado redução de cerca de 30% no índice de doações desde dezembro, mas mesmo com o estoque em baixa, as bolsas remanescentes ainda têm suprido a demanda. De acordo com dados da Assessoria de Imprensa do núcleo, o número de bolsas necessárias para atender toda a demanda mensal é de 1.250.

 

Campanha

A Prefeitura de Presidente Venceslau, em parceria com a farmácia Erva Doce e o Lions Clube Visão, informa à população que disponibilizará um ônibus no dia 21 de fevereiro, às 7h, para o Núcleo de Hemoterapia de Prudente. A saída será em frente ao Paço Municipal.

Odete Aparecida de Andrade, responsável pela iniciativa, informa que as doações serão em favor de Francisco Henrique Silva Sabel, morador do município, que está em tratamento na Santa Casa de Prudente. "Os ônibus são cedidos ela prefeitura. Este é o segundo ano que promovo a campanha. No ano passado tivemos 57 doadores. Esperamos superar o número em 2015", diz. Os interessados devem entrar em contato pelos telefones (18) 3271-8211 ou (18) 3271-2827.

 

REQUISITOS PARA DOAR

Basta ter 50 quilos ou mais – homens e mulheres -, e estar em boas condições de saúde. Menores de 18 anos precisam do acompanhamento dos pais e maiores devem levar documento de identidade com foto. Idosos até 69 anos, desde que tenham feito ao menos uma doação até os 60 anos, também podem doar.
Publicidade

Veja também