Estreia no sábado: saiba como chega o Grêmio para Copa Paulista 2023

Com 12 contratações ao longo da intertemporada, Carcará dá início a sua jornada na copa estadual diante do Noroeste, em Bauru, às 19h; confira o calendário de jogos da equipe na 1ª fase 

Esportes - CAIO GERVAZONI

Data 28/06/2023
Horário 19:58
Foto: Murilo Aguilar/Grêmio Prudente
1º jogo do Grêmio no Prudentão pela Copa Paulista será no dia 8 de julho, às 16h, diante do Comercial, de Ribeirão Preto 
1º jogo do Grêmio no Prudentão pela Copa Paulista será no dia 8 de julho, às 16h, diante do Comercial, de Ribeirão Preto 

No sábado, às 19h, no Estádio Doutor Alfredo de Castilho, em Bauru (SP), Noroeste e Grêmio Prudente vão a campo pela rodada de abertura da Copa Paulista. O apito inicial marcará o começo da jornada do Gavião Carcará em sua primeira participação na copa estadual, com o sonho de galgar voo à Copa do Brasil ou a Série D do Brasileirão do ano que vem. Além de R$ 250 mil ao campeão e R$ 150 mil ao vice, a classificação para um dos torneios nacional é o “presente” concedido aos finalistas da Copa Paulista. Quem levantar a taça escolhe se jogará a milionária Copa do Brasil ou a 4ª divisão do Brasileiro.  

Junto ao Norusca, primeiro adversário, o Grêmio Prudente divide o grupo 1 da Copa Paulista com Comercial, MAC (Marília Atlético Clube), Mirassol e São Bento. De julho até a o início de setembro, a equipe de Ademir Fesan irá a campo em dez ocasiões. Na fase de turno do grupo 1 da Copa Paulista, o Grêmio jogará três jogos fora e dois em casa. No returno, o cenário se inverte: serão três partidas como mandante e duas como visitante. 
 
A seguir confira o calendário de jogos do Carcará ao longo da primeira fase do grupo 1 da Copa Paulista 2023 conforme a divulgação da tabela do certame pela FPF (Federação Paulista de Futebol) em meados de maio:
 

1º de julho (sábado), às 19h

 

Noroeste x Grêmio Prudente

 

Estádio Doutor Alfredo de Castilho, em Bauru

8 de julho (sábado), às 16h

 

Grêmio Prudente x Comercial

 

Estádio Prudentão

15 de julho (sábado), às 19h

 

MAC x Grêmio Prudente –

 

Estádio Bento de Abreu Sampaio Vidal, em Marília

24 de julho (segunda-feira), às 19h

Mirassol x Grêmio Prudente

 

Estádio José Maria de Campos Maia, em Mirassol

29 de julho (sábado), às 16h –

 

Grêmio Prudente x São Bento

 

Estádio Prudentão

5 de agosto (sábado), às 16h

 

Grêmio Prudente x Noroeste

 

Estádio Prudentão

13 de agosto (domingo), às 10h

 

Comercial x Grêmio Prudente

 

Estádio Dr. Francisco de Palma Travassos, em Ribeirão Preto

19 de agosto (sábado), às 16h 

 

Grêmio Prudente x MAC 

 

Estádio Prudentão

26 de agosto (sábado), às 16h

 

Grêmio Prudente x Mirassol

 

Estádio Prudentão

3 de setembro (domingo), às 10h*

São Bento x Grêmio Prudente

 

Estádio Municipal Dr. Augusto Schimidt Filho, em Rio Claro

Ao final da primeira fase, classificam-se para as quartas de final da Copa Paulista os dois melhores de cada chave, além dos dois melhores terceiros colocados.

Reformulação do elenco

Desde a eliminação para o São José nas semifinais da Série A3, ao final de abril, já sabendo da debandada de alguns atletas que estavam emprestados ao Prudente e de outros que não fluíram ao longo da disputa do estadual, a diretoria gremista junto à comissão técnica liderada pelo treinador Ademir Fesan movimentou-se nos bastidores para buscar as peças necessárias para a reformulação do elenco para a disputa da Copa Paulista.

Nomes de destaque da boa campanha do clube em seu debute na terceira divisão deixaram o Carcará ao longo da intertemporada. Entre os 11 jogadores que estavam no bonde que partiu de Presidente Prudente, destacam-se as saídas do zagueiro Leandro Freire e do atacante Wandson, dois atletas que figuraram com frequência entre os titulares do Grêmio na A3 deste ano. Wandson, inclusive, compôs a Seleção da A3, tal como o lateral-direito Helder e o zagueiro Eduardo Biazus, que continuam no plantel. Já Luquinha Bozó, que foi o artilheiro da equipe na competição, com seis gols, foi emprestado para o Vocem, mas já está de volta ao elenco gremista. O empréstimo durou menos de um mês.

12 contratações

Onze saíram, mas 12 chegaram. Entre eles, caras conhecidas pela torcida prudentina em carnavais passados, como a dos centroavantes Madalena e Nonato e do atacante Donizete, que se recupera de lesão. Aliás, o setor ofensivo do Carcará recebeu a maior quantidade de reforços nesta janela de transferências. Além dos três nomes acima citados, o clube reforçou o poderio de ataque com o meia-atacante Wendel Barros (ex-São José) e com os atacantes Brown e Felipinho. 

No meio de campo, o Grêmio anunciou a vinda dos volantes Matheus Silva (ex-MAC) e de Lucas Paranhos (ex-Manaus FC). Para o setor defensivo, o clube trouxe três peças: o zagueiro Lucas Cardoso (ex-Paysandu) e os laterais Rafael Compri (ex-União Suzano) e Leocovic (ex-Botafogo da Paraíba). Para compor a lista de goleiros, o clube trouxe Arthur Silveira por empréstimo do Avaí (SC).

“Estou bem feliz com as contratações. Montamos um elenco bem competitivo. São praticamente dois jogadores de um bom nível técnico bem próximo por posição. Então, isso nos deixa bem feliz”, destacou Ademir Fesan no primeiro treino aberto à imprensa, no dia 16 deste, desde a reapresentação do elenco, ao final de maio.

O treinador de 46 anos é o que mais comandou o Grêmio Prudente em sua história. Em duas passagens, sendo a primeira em 2020 e a atual iniciada na 8ª rodada da 1ª fase da A3 2023, Fesan esteve à frente do Carcará em 30 jogos e conta com um aproveitamento de 61,1%, tendo o seu contrato renovado até à A3 2024.

PLANTEL PARA COPA PAULISTA
Goleiros: Luiz, Lucas Cardoso, Luan e Arthur. 
Zagueiros: Biazus, Lucas Costa, Guizão e Félix.
Laterias: Helder, Compri, Leocovick e Cesinha;
Volantes: Rodrigo, Rafael Potiguar, Matheus Silva e Paranhos;
Meio campistas: Rafinha, Wendel Barros;
Atacantes: Madalena, Nonato, Felipinho, Brown e Willie. 



 

Publicidade

Veja também