Estudantes da Etec realizam plantio de 300 mudas em distrito

Ainda segundo o secretário, o programa teve início ano passado e visa à recomposição das matas ciliares, plantio em áreas verdes e canteiros centrais da cidade.

PRUDENTE - Gabriela Leal

Data 20/03/2015
Horário 09:07
 

Encerra hoje em Presidente Prudente a série de atividades em alusão ao Dia Mundial da Água, celebrado neste domingo. Como parte da comemoração ocorreu ontem no distrito industrial Nipe I, próximo à Rodovia Raposo Tavares, o plantio de 300 mudas de árvores. Os alunos da Etec (Escola Técnica Estadual) foram responsáveis pela ação, e a Cart (Concessionária Auto Raposo Tavares) acompanhou o processo. A ação é uma parceria do Rotary Club e da Fapepe (Faculdade de Presidente Prudente – Uniesp). Simultaneamente, na Codasp (Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo), houve uma atividade no simulador de chuva.

Conforme o secretário municipal do Meio Ambiente, Wilson Portella Rodrigues, essa iniciativa pretende recompor o espaço. "Aqui, especificamente, foram plantadas 300 mudas como forma de compensação ambiental", afirma. As árvores têm papel fundamental para melhorar a qualidade de vida da população, além de contribuir para amenizar os impactos climáticos negativos.

Para a aluna da Etec, Mayara de Souza Martins, 14, a participação é importante. "Estamos fazendo uma boa ação para a natureza", comenta. No município existe um projeto intitulado "Prudente mais verde", que tem o objetivo de restaurar as áreas desmatadas na cidade. Ainda segundo o secretário, o programa teve início ano passado e visa à recomposição das matas ciliares, plantio em áreas verdes e canteiros centrais da cidade. "A gente pretende recompor 200 mil árvores no perímetro urbano, 15 mil já foram plantadas", acrescenta.

Para a também aluna da Etec, Jheniffer Hilmircegnara, 14, o plantio dessas árvores auxilia também na prática. "Além de aprender, ajudamos a recuperar o solo", disse.

Para finalizar as atividades dessa semana, na manhã de hoje, no Balneário da Amizade, serão plantadas mais 400 mudas de árvores, com a participação da Fundação Mirim. Às 13h, ocorre no Centro Cultural Matarazzo, o 17º Encontro Regional de Educadores em Defesa da Água, iniciativa do Comitê da Bacia Hidrográfica do Pontal do Paranapanema.

 

Simulador

É um equipamento preparado para produzir chuva de intensidade controlada para dissimular uma situação em que é possível comparar o que ocorre quando há precipitação, simultaneamente, sobre a superfície de solo com algum tipo de cobertura vegetal e quando essa cobertura vegetal não existe. O simulador de chuva da Codasp é fixo no local, e utilizado sempre para visitação.

"A gente faz visitas ao local, e na Semana da Água, levamos as crianças das escolas de Prudente para conhecer a questão da chuva, todo processo, como é constituída a precipitação", comenta Wilson Portella.

 
Publicidade

Veja também