Estudantes da região celebram bom desempenho na redação do Enem 2023

Maria Fuzzi, Júlio César Gonçalves e Raquel Vitória Benfica tiveram notas superiores a 900 na dissertação, que teve como tema a invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil

REGIÃO - CAIO GERVAZONI

Data 27/01/2024
Horário 09:12
Foto: Cedidas/Arquivos pessoais
Maria Fuzzi (esq.), Júlio César Gonçalves (cen.) e Raquel Vitória Benfica (dir.) concluíram ensino médio no ano passado e estão aptos a entrar em uma graduação
Maria Fuzzi (esq.), Júlio César Gonçalves (cen.) e Raquel Vitória Benfica (dir.) concluíram ensino médio no ano passado e estão aptos a entrar em uma graduação

No último dia 16, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgou os resultados do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2023. Entre o misto de emoções, a felicidade e o semblante de alegria se fizeram presentes em ao menos três estudantes de escolas estaduregião de Presidente Prudente ao conferirem seus desempenhos na escrita da redação, que teve como tema os “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.

Com suporte da Seduc-SP (Secretaria da Educação do Estado), a reportagem de O Imparcial conversou com estes três jovens do oeste paulista que tiveram pontuação superior a 900 na redação da principal porta de entrada ao ensino superior no país. 

A gratidão pelos professores e o ambiente de estudos são alguns dos pontos em comum entre Maria Fuzzi, da EE (Escola Estadual) Lúcia Silva de Assumpção, de Pirapozinho; Júlio César Gonçalves, da EE Zulenka Rapchan, de Costa Machado, distrito de Mirante do Paranapanema; e Raquel Vitória Benfica, da EE Jacinto Pernas Gomato, de Nova Guataporanga.  
“Eu tive ótimos professores, tanto de português quanto de outras matérias, que me auxiliaram a ter bons repertórios. Além disso, eu sempre tive amor pela escrita”, conta Maria, que completou 18 anos no último dia 5.  

“Além de estudar muito, tive o apoio excepcional da minha família, amigos e da equipe da escola na qual estudei, onde descobri como o Enem é uma peça fundamental na construção e realizações de sonhos e objetivos dos estudantes”, relata Júlio César, 17 anos. 

“Meu bom desempenho na redação foi graças aos meus estudos e ao incentivo e conselhos dos meus pais e professores”, diz Raquel, 18 anos. 

Preparação para redação

Uma das grandes expectativas que antecedem a aplicação do Enem ano a ano é o tema da redação. A jovem Maria Fuzzi, de Pirapozinho, relata que, na preparação ao longo do ano letivo para a escrita da dissertação, dedicou-se à leitura de livros - para aumentar o seu repertório de vocábulos - e de notícias - para manter-se atualizada aos temas candentes do país. A nota de Maria na redação do Enem foi de 940, mesma pontuação de Júlio César. 

“Creio que o meu bom resultado no exame foi reflexo de uma rotina de estudos constante e da minha sede em entender como o Enem funcionava”, conta o jovem do distrito de Costa Machado, ao falar sobre sua vontade em compreender os quesitos avaliativos da redação do Enem, que são o domínio da língua portuguesa, a compreensão da proposta do tema, a seleção, organização e interpretação de informações, fatos, opiniões e argumentos, o domínio dos mecanismos linguísticos para a construção da argumentação e a elaboração de uma proposta de intervenção. 

Raquel, de Nova Guataporanga, tirou 920 na redação. A jovem expõe que estava desacreditada que poderia redigir um bom texto, no entanto, o apoio das professoras da EE Jacinto Pernas Gomato e sua dedicação aos estudos reverteram o medo inicial. “Foi muito difícil no começo, pois achava que me faltava muito repertório para escrever uma boa redação, mas graças às minhas professoras e às minhas horas de estudo eu consegui ampliar meu repertório e desenvolver uma boa redação, por meio de análise de redações nota 1000 que, inclusive, foi dica da minha professora de português”, revela a estudante.

Surpresa com resultado

“Foi um misto de emoções, onde a gratidão e o sentimento de realização emanaram no momento”, relata Júlio César ao falar sobre o momento em que conferiu seu desempenho na redação do Enem.

Já Maria disse que não esperava uma nota tão alta e ficou surpresa quando viu o seu resultado. “Eu realmente não esperava que a minha nota seria alta desse jeito”. Raquel, por sua vez, nem acreditou quando acessou a Página do Participante e bateu o olho na sua pontuação. “Até verifiquei se era minha nota mesmo, depois fiquei muito orgulhosa que meus estudos valeram a pena. Meus pais também ficaram contentes quando dei a notícia”, diz a jovem de Nova Guataporanga. 

O que pretendem cursar?

Os três estudantes entrevistados pela reportagem deste diário concluíram o ensino médio no ano passado e estão aptos a entrar em uma graduação. Maria disse que pretende cursar Psicologia e, no momento, não quer sair da região de Prudente, porém, se a nota geral que constar no Sisu (Sistema de Seleção Unificada) lhe conferir uma vaga em universidade pública, a jovem pode mudar ideia. “Quem sabe não posso pensar sobre”. Ao ser questionada, Raquel é objetiva: “Pretendo cursar Administração na UFMG [Universidade Federal de Minas Gerais]”. 

A gratidão aos professores e o processo de desenvolvimento da consciência possibilitado por estes profissionais são os fatores que motivam Júlio César a ingressar em uma licenciatura em Letras. “Na sequência, ao entrar no mercado de trabalho, almejo coadjuvar piamente no processo formativo dos meus futuros alunos, assim como tive em minha jornada estudantil professores incríveis que estiveram ao meu lado desde a preparação até a conquista da minha nota”, relata o jovem. 

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