Estudo: chave para a mudança de vida

EDITORIAL - DA REDAÇÃO

Data 12/03/2023
Horário 05:10

Não resta dúvida que o estudo é a porta para a verdadeira mudança de vida. Obter conhecimento, se dedicar à leitura, se manter informado sobre as questões que afligem a humanidade e todos os seres que compartilham conosco a experiência neste plano, buscar aquilo que realmente preenche nossa essência para que, a partir disso, possamos melhorar a vida do outro. Tudo isso é crucial na hora de escolhermos uma profissão que nos dignifique e que nos proporcione meios de viver com o corpo e a mente sã. 
Mas, antes de podermos nos dedicar a um trabalho, existem etapas a serem vencidas. Para aqueles que buscam uma vaga em uma instituição de ensino superior, é necessário participar do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), uma prova que abre muitas portas para inúmeros estudantes. Um dos grandes desafios enfrentados pelos jovens é a redação. Isso porque ela traz à tona diversos pontos importantes: o domínio do aluno sobre o tema, se ele está atualizado sobre os acontecimentos do mundo, como está sua interpretação de texto e conhecimento sobre gramática, enfim, a redação tem um peso enorme no exame.
Na edição de hoje, O Imparcial compartilha com os leitores a história de três alunos de escolas estaduais de Presidente Prudente, que se destacaram na redação do Enem, conquistando pontuação superior a 900. Isso mostra que o estigma de que os estudantes da rede pública não têm condições de competir com alunos que frequentam os bancos escolares particulares não existe. O que existe é foco, estudo, dedicação, pois como ensina aquele velho ditado: “Querer é poder”. Quantas e quantas histórias de vida não nos traz motivação para seguirmos em frente? A busca pelo conhecimento é o que pode nos tirar das trevas da ignorância de forma a elevar nossa consciência, nos proporcionando a verdadeira mudança de vida. 

Publicidade

Veja também