Estudo é nossa grande arma para mudar de vida

EDITORIAL -

Data 15/02/2021
Horário 04:15

Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgados constantemente neste diário, mostram números alarmantes do desemprego no Brasil. Em novembro, conforme revelado no mês passado, a taxa de desocupação chegou a 14,2%, atingindo 14 milhões de pessoas, o maior nível desde o início da pandemia do novo coronavírus. O índice realmente é assustador e mostra um cenário cada vez mais competitivo na busca pelo emprego.
Se você almeja ter sucesso profissional na vida, fica cada vez mais claro que estudo e mercado de trabalho precisam caminhar lado a lado. Não restam dúvidas. 
Não dá mais pra entrar na fila do emprego apenas com o ensino médio completo. Até dá, mas para competir as chances são mínimas. Ter uma graduação, hoje em dia, além de cursos adicionais e experiência no currículo, passou a ser requisito básico numa entrevista. Por mais simples que pareça, carregar um diploma debaixo do braço faz toda diferença. Com ele, além de muitas vantagens comparativas, você também recebe uma série de aprendizados e experiências. 
Na faculdade, que servirá de base para o que você deseja alcançar, você tem acesso a toda parte teórica do curso escolhido, terá de ler e escrever muito, adquirindo conhecimento e amadurecendo ideias, além de ter a oportunidade de estagiar na área, ainda estudando.
Muitos, infelizmente, por falta de condições financeiras, não conseguem fazer uma faculdade. Mas, como publicado na edição de ontem, “não existe classe social que limite o sonho da formação”. Uma dessas oportunidades é o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) que, devido à pandemia, terá sua edição 2020 realizada nos dias 17 e 24 de janeiro (versão impressa) e 31 de janeiro e 7 de fevereiro (versão digital).
O exame anual, que era usado para avaliar a qualidade do ensino médio no Brasil, começou há mais de dez anos a servir para o ingresso no ensino superior. A participação não é obrigatória, porém bastante recomendável: a nota da prova serve como vestibular para universidades públicas e privadas, permitindo ainda a disputa por bolsas de estudos e financiamentos de mensalidades.
Mas é claro que é preciso além de vontade, foco, muito estudo e determinação. Se esse é seu sonho, lute por ele. O estudo é a maior arma que uma pessoa pode ter para melhorar de vida. Um diploma pode não ser tudo, mas com certeza é um grande diferencial no currículo.

Publicidade

Veja também