Etec Arruda Mello: entre as 50 melhores escolas públicas do Estado

Unidade também está classificada entre as 100 melhores instituições públicas de ensino médio (estadual, federal ou municipal) do país, ocupando a 65ª posição, segundo ranking do Ideb

PRUDENTE - WEVERSON NASCIMENTO

Data 17/09/2020
Horário 07:55
 Arquivo - Etec Arruda Mello se destaca entre as melhores escolas públicas 
Arquivo - Etec Arruda Mello se destaca entre as melhores escolas públicas 

O Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), divulgado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) na terça-feira, é o principal medidor da qualidade da educação no Brasil. Criado em 2007, o estudo reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. Em Presidente Prudente, a Etec (Escola Técnica Estadual) Professor Adolpho Arruda Mello obteve o índice 6,6 em 2019. Tal conquista coloca a instituição entre as 50 melhores escolas públicas do Estado (34º lugar), além de ocupar a 65ª posição no ranking das 100 melhores escolas públicas de ensino médio (estadual, federal ou municipal) do país. 
O índice, que varia de zero a 10, é calculado a partir dos dados sobre aprovação, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica). O estudo divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais reforça que o Ideb agrega ao enfoque pedagógico das avaliações em larga escala, a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas. 
De acordo com o diretor acadêmico da Etec Arruda Mello, Matheus Monteiro, o índice conquistado em 2019 é resultado de uma parceria entre professores, alunos e a gestão escolar, que efetivam o ensino médio público em Presidente Prudente. “Esse resultado nos mostra que é possível ter escola pública de qualidade e com projeção para que os alunos acessem o mercado de trabalho ou a carreira acadêmica. Para nós, essa junção aluno, professor e gestão escolar efetiva o trabalho educacional e a busca por constantes melhorias”.  

Esforços coletivos

Estar entre as 50 melhores do Estado e no ranking das 100 melhores escolas públicas de ensino médio (estadual, federal ou municipal) do país vem para coroar os esforços coletivos, e criar novas estratégias e políticas desenvolvidas pela instituição, reforça Matheus. “Esse resultado coroa a atividade da comunidade escolar. É o reconhecimento de que o trabalho está sendo bem feito. Além disso, proporciona o desejo de melhorar e aperfeiçoar a cada dia mais o ensino”, complementa o diretor acadêmico. 

ESSE RESULTADO COROA A ATIVIDADE DA COMUNIDADE ESCOLAR. É O RECONHECIMENTO DE QUE O TRABALHO ESTÁ SENDO BEM FEITO
Matheus Monteiro

Tal trabalho também efetiva as ações implantadas pelo Centro Paula Souza, que tem dado prioridade à atualização contínua dos currículos, à capacitação sistemática de professores e à supervisão pedagógica sempre atuante. Em nota, o Centro Paula Souza informou que as Etecs mostraram mais uma vez a qualidade do ensino que oferecem à população de São Paulo. “A média do Ideb das 166 escolas técnicas participantes é 6. Esse índice está acima da média das escolas de ensino médio do Brasil [4,2] e acima dos resultados de todas as regiões do país: norte [3,6], nordeste [3,9], centro-oeste [4,4], sul [4,4] e sudeste [4,4]”. 
O índice também é um importante condutor de política pública em prol da qualidade da educação. Para tanto, trata-se de uma ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade para a educação básica, que tem estabelecido, como meta para 2022, alcançar média 6 – valor que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável ao dos países desenvolvidos.

SAIBA MAIS
Autarquia do governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o Centro Paula Souza administra as Fatecs (Faculdades de Tecnologia) e as Etecs (Escolas Técnicas) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos, sob a supervisão de uma Etec –, em cerca de 300 municípios paulistas. As Etecs atendem mais de 224 mil estudantes nos ensinos técnico, integrado e médio.

SERVIÇO
A Etec Professor Adolpho Arruda Mello está localizada na Rua Ribeiro de Barros, 1770, no centro de Presidente Prudente. Para conhecer os cursos técnicos ou a modalidade integrada ao ensino médio, basta acessar o site oficial etecarrudamello.com ou entrar em contato com o telefone 3916-3779. Novas turmas para o ensino médio integrado serão formadas em novembro através do Vestibulinho.

Classificação Etec Professor Adolpho Arruda Mello

Ranking

Média

Classificação

34º

6,6

Entre as 50 melhores escolas públicas do Estado

65ª

6,6

Entre as 100 melhores instituições públicas de ensino médio (estadual, federal ou municipal) do país

Fonte: Centro Paula Souza/Ideb 2019

MAIS INFORMAÇÕES

Ideb avalia educação em Prudente

Publicidade

Veja também