Etec Arruda Mello promove experiência de meditação a alunos

Atividade ocorreu na quadra da escola e faz parte das ações em alusão ao Setembro Amarelo

PRUDENTE - ROBERTO KAWASAKI

Data 28/09/2021
Horário 06:29
Foto: Roberto Kawasaki
Atividade ocorreu na quadra da Etec de Presidente Prudente
Atividade ocorreu na quadra da Etec de Presidente Prudente

A Etec (Escola Técnica Estadual) Professor Adolpho Arruda Mello, de Presidente Prudente, ofereceu aos estudantes uma experiência de meditação na quadra esportiva. A atividade, que começou na semana passada com uma turma e prosseguiu ontem com outro grupo, faz parte das ações em alusão ao Setembro Amarelo - campanha de prevenção ao suicídio da ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), junto ao Conselho Federal de Medicina.

Marcelo Duarte, diretor da unidade, conta que no retorno das aulas presenciais observou um crescimento nos casos de problemas psicológicos em alunos e professores. “Nada melhor que trazer alguém que seja especialista em meditação para trabalhar com nossos alunos. Resolve o problema hoje? De forma alguma, não é esse o nosso interesse. Como o psicólogo transmitiu, é dar uma ferramenta para que você, no momento em que esteja passando por alguma dificuldade, saiba que ela existe e possa empregá-la naquele momento”, explica.

O diretor afirma que conversou com diversos alunos e professores na semana passada a respeito da atividade, e que o retorno foi positivo. O psicólogo João Victor de Souza Reis, que conduziu a meditação aos estudantes, também percebeu o feedback.

“Não esperava uma participação tão grande dos alunos. Jovens geralmente querem fazer coisas, têm muita energia. Agora, ficar sentado? Eu não esperava o tamanho da conexão que eles tiveram”, expõe. 

alunos da etec de presidente prudente participam de experiência de meditação em alusão ao setembro amarelo
Foto: Roberto Kawasaki - Marcelo percebeu retorno positivo 

alunos da etec de presidente prudente participam de experiência de meditação em alusão ao setembro amarelo
Foto: Roberto Kawasaki - João conduziu a meditação aos alunos

Entenda o mindfulness

A técnica aplicada aos alunos foi o mindfulness. “É basicamente você se concentrar em uma coisa só”, afirma João Victor. “O que ele faz é diminuir o fluxo de pensamentos que acontece com você quando está em frente de alguma situação, alguma ação. Então, se você faz isso como se fosse um exercício comum, acontece que o fluxo de pensamentos durante o dia vai diminuindo, vai se sentindo menos ansioso”. Para os mais jovens, esse tipo de meditação traz uma contribuição muito importante. 

“Cada vez mais os índices de suicídio, depressão e ansiedade em jovens estão se elevando. A meditação mindfulness é a ferramenta mais eficiente para combater os sintomas de ansiedade e depressão. Para eles, em específico, pode ser muito importante, porque podem fazer em casa, inclusive com a família. Muitos deles nunca fizeram meditação, e muitos deles têm ansiedade”, relata o especialista.

"Válvula de escape"

Eduarda de Moura Oliveira, 17 anos, se considera uma pessoa “muito ansiosa”. Ela conta que já tentou fazer meditação, mas que nunca conseguiu manter o foco e acabou desistindo. “Aqui foi a primeira vez, foi muito interessante, principalmente em ambiente escolar, porque acredito que a pressão do vestibular fica muito na escola, é uma pressão diária. Então, fazer esse ambiente de meditação, acalmar um pouco, foi muito importante”, afirma. 

O estudante Kauã Matheus Nunes Pardal, 17 anos, já conhecia o mindfulness - prática que passou a adquirir para diminuir a ansiedade. “É muito interessante a gente fazer aqui, numa segunda-feira, por estar preparando a cabeça para a semana que está vindo. Vejo a meditação como uma válvula de escape, quando você está muito estressado, não sabe como reagir diante de uma situação, ou então você está com a cabeça muito cheia, não sabe organizar os pensamentos. A meditação é muito interessante para isso”.

alunos da etec de presidente prudente participam de experiência de meditação em alusão ao setembro amarelo
Foto: Roberto Kawasaki -  Kauã e Eduarda aprovaram a atividade


Foto: Roberto Kawasaki -  Atividade começou na semana passada e teve continuidade ontem

SAIBA MAIS

Setembro Amarelo: Etec Arruda Mello fomenta prática da meditação entre alunos

Publicidade

Veja também