Etec: primeiro modelo de escola fazenda do Brasil

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 29/05/2022
Horário 04:11
Foto: Cedida
Desde 1994 a unidade faz parte do Centro Estadual de Educação Tecnológica
Desde 1994 a unidade faz parte do Centro Estadual de Educação Tecnológica

A Etec (Escola Técnica Estadual Prof. Dr. Antonio Eufrásio de Toledo) localizada na Rodovia Raposo Tavares km 561, Em Presidente Prudente, no extremo oeste do Estado de São Paulo na divisa do Norte do Paraná e Sul do Mato Grosso do Sul chega aos seus 80 anos!

Criada em 3 de junho de 1942, com o nome de Escola Prática Agrícola de Presidente Prudente, tendo como objetivo principal a formação de líderes rurais e profissionais agrícolas de 2º Grau contando com 450 alqueires, e ainda hoje em uma área de 96 alqueires, o que podemos dizer que somos uma fazenda educativa, e o primeiro modelo de escola fazenda do Brasil, implantada pelo engenheiro agrônomo Shigueo Mizoguchi.

Desde 1994 a unidade faz parte do CEETEPS (Centro Estadual de Educação Tecnológica “Paula Souza”, Autarquia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Governo do Estado de São Paulo), assim sendo, incorpora a filosofia de trabalho inovadora da Instituição mantenedora. Há uma busca incessante de recursos com a finalidade de gerir o processo ensino-aprendizagem, na construção de competências e habilidades dos profissionais colocados no mercado de trabalho. Os docentes e funcionários desta unidade são sabedores de que “ensinar é algo de profundo e dinâmico onde a questão de identidade cultural que atinge a dimensão individual e a classe dos educandos, é essencial à prática educativa progressista". Portanto, torna-se imprescindível "solidariedade social e política para se evitar um ensino elitista e autoritário como quem tem o exclusivo saber articulado” estando preparados para as mais diversas metodologias ativas e integradas.

 

Empreendedor da educação

O professor Doutor Antonio Eufrásio de Toledo formou-se engenheiro geógrafo em Juiz de Fora (MG). Aos 22 anos, casou-se com Maria do Carmo Leite, professora que estimulou sua vocação para a Educação. Na revolução de 1930, ficou ao lado de Washington Luís, e acabou preso na linha do governador depois da ascensão dos revoltosos liderados por Getúlio Vargas. Depois de cumprir mandato de prefeito de Cruzeiro (SP), voltou a sua vida à educação, nos anos 1930. Estabelecido em Bauru, fundou em 1950 a Escola Técnica de Bauru, com curso de Química Industrial, de Pontes e Estradas e Edificações. No ano seguinte, fundaria a faculdade de Direito de Bauru. Essas duas instituições foram o embrião do que seria a instituição Toledo de Ensino.

 

Fotos: Cedidas


Área do Colégio Agrícola


Há na formando profissionais de qualidade

Quem faz Etec, faz carreira! Colégio Agrícola comemora 80 anos

Publicidade

Veja também