Evento de pesquisa e extensão discutirá impacto da inteligência artificial na sociedade; inscrições seguem abertas

28ª edição do Enepe, realizada pela Unoeste, ocorre de 16 a 20 de outubro e é voltada para estudantes, professores e profissionais das mais diferentes formações

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 24/08/2023
Horário 14:44
Foto: Freepik
ChatGPT é um exemplo de sistema de inteligência artificial que acendeu debates sobre tema
ChatGPT é um exemplo de sistema de inteligência artificial que acendeu debates sobre tema

Seguem abertas as inscrições para a 28ª edição do Enepe (Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão), realizado pela Unoeste (Universidade do Oeste Paulista). O tema deste ano é “Inteligência humana e artificial: impacto na formação e sociedade”. Podem participar estudantes do ensino superior e ensino médio, professores de todos os níveis de ensino e profissionais com as mais diferentes formações. A programação irá de 16 a 20 de outubro, da qual o inscrito poderá participar do todo ou de partes.

O pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, Adilson Eduardo Guelfi, diz que o Enepe surgiu voltado para a pesquisa e iniciação científica, inicialmente atendendo interesses internos, mas foi ganhando corpo e alcançando outras dimensões, as do ensino e da extensão, que são o braço de responsabilidade social da universidade. "Além de ter se tornado de abrangência nacional, o Enepe passou a ter importância para os profissionais em geral devido aos temas que são relevantes e que permitem entender um pouco melhor sobre ciência, inovação e mercado", afirma.

Adilson explica que a escolha do tema decorreu de votação da comunidade acadêmica e que a sua relevância coloca em primeiro plano a inteligência humana. "Ao longo da evolução científica, nada veio para substituí-la, mas sim complementar a melhor formação e o melhor desempenho profissional, visando o desenvolvimento econômico e social, principalmente o bem-estar das pessoas", expõe. Ele cita o ChatGPT, um sistema de inteligência artificial capaz de conversar sobre os mais variados assuntos, e tantas outras ferramentas que ajudam nas mais diferentes tarefas, desde cozinhar em casa até resolver problemas complexos no trabalho.

Inteligência humana: a maestrina

Adilson chama a atenção para o fato de que a maestrina de tudo é a inteligência humana, deixando o entendimento de que ela precisa ser alimentada com informações e conhecimentos novos que o Enepe traz a cada ano e que, agora em 2023, novamente proporciona um debate atualíssimo nos seus três braços: 28º Enapi (Encontro Anual de Pesquisa Institucional e Iniciação Cientifica), 21º Enaext (Encontro Anual de Extensão) e 20º Enaens (Encontro Anual de Ensino Superior), incluindo, entre outras realizações, o Fórum Regional de Meio Ambiente, Fórum da Saúde e Simpósio de Iniciação Cientifica.

O Enepe 2023 será aberto às 19h30 de 16 de outubro, no Teatro Universitário César Cava, no campus 1 da Unoeste, com Agostinho Serrano de Andrade, pesquisador radicado no Rio Grande do Sul, da Ulbra (Universidade Luterana do Brasil). Ele pesquisa sobre o ChatGPT e abordará o tema “Inteligência artificial e o futuro do ensino e aprendizagem”.

A abertura do 28º Enapi, às 19h30 de 17 de outubro, no auditório Azaleia, no campus 2, será com Alexandre Cardoso, da UFU (Universidade Federal de Uberlândia). Ele discorrerá sobre o tema "Interfaces e inteligências: disruptura e atualidades”.

Modelo talk show

O 21º Enaext será aberto às 14h do dia 17, no mesmo auditório, com Ilka Márcia Ribeiro de Souza Serra, da Uema (Universidade Estadual do Maranhão). Ela tratará sobre o tema “Inteligência artificial e seus impactos sociais”. Também no auditório Azaleia, o 20º Enaens será aberto às 8h do dia 17 com Ronaldo Celso Messias Correia, do campus da FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista) em Presidente Prudente, discorrendo sobre "Inteligência artificial e o futuro do ensino e aprendizagem".  As apresentações presenciais no modelo talk show serão acessíveis em Libras (Língua Brasileira de Sinais) e com transmissão no canal Lives Unoeste, no YouTube. As inscrições com apresentação de trabalhos já se encerraram e as sem apresentação podem ser feitas até 16 de outubro.

O on-line abre para participação no Brasil todo, incluindo os campi da Unoeste em Jaú e Guarujá, e até no exterior. Conforme Adilson, o Enepe deixa de ter a palestra tradicional e, no modelo adotado, com a condução em bate-papo e também participação do público, a intenção é que se torne ainda mais atraente. Durante a pandemia do coronavírus, o Enepe foi realizado 100% on-line e, passado esse período, tem sido híbrido: presencial e on-line. Além das aberturas, ele cita as mesas-redondas e comenta sobre os fóruns do Meio Ambiente e da Saúde, com abordagens multi e interdisciplinar, que estão dentro da responsabilidade ambiental da Unoeste e da preocupação em contribuir com a prevenção e promoção da saúde.

Secretários e dirigentes de ensino

Além do acesso individual, a organização do Enepe prepara ambientes para acompanhamento coletivo no campus 1 de Prudente, em Jaú e Guarujá. Adilson comenta que a Unoeste tem todo um aparato tecnológico e, nessa questão, tem ofertado um ambiente flexível e favorável à comunidade acadêmica e outros públicos. O Enepe 2023 já tem mais de 1,5 mil inscritos e, dentre os Estados representados, estão Bahia, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo. Adilson reforça que a participação é para diferentes níveis de educação.

Ao falar isso, alerta os secretários municipais e dirigentes de ensino para que participem e estimulem as participações dos professores do ensino básico: fundamental e médio. “Os professores são profissionais que devem estar preocupados com esse tipo de temática e em qualquer nível, desde a educação básica, educação média, tecnólogos, graduação, pós-graduação, enfim, qualquer nível e qualquer tipo de profissional. A inteligência artificial está presente no cotidiano e vai aumentar significativamente. Então, entender e, principalmente, ter o poder do livre arbítrio e da decisão sobre como usar a tecnologia é fundamental. O Enepe vai dar esse direcionamento”, pontua.

Amplo envolvimento

Ao dizer que o Enepe tem o caráter institucional, cita apoio da reitoria, por meio da reitora Ana Cristina de Oliveira Lima e equipe, e das pró-reitorias, que são a acadêmica, pela qual responde José Eduardo Creste; a administrativa, com Guilherme de Oliveira Lima Carapeba; a de Pesquisa e Pós-Graduação e de Extensão e Ação Comunitária; e a Apec (Associação Prudentina de Educação e Cultura), mantenedora da Unoeste, na pessoa do diretor geral Augusto Cesar de Oliveira Lima. “Tem uma variedade de profissionais engajados: coordenadores, professores e o pessoal técnico administrativo, todos se esforçando pra que a 28ª edição seja melhor que a 27ª”, comenta.

Também cita outros setores, incluindo a CPDI (Coordenadoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação), com Jair Rodrigues Garcia Junior e equipe; o Departamento de Marketing, com Bruno Dias e equipe; os programas de mestrado e doutorado; diretores e coordenadores de cursos; professores que ajudam na organização do evento; e coordenação das especializações, que tem à frente a professora Célia Silva. Ao dizer que são as pessoas que fazem a diferença, agradeceu os estudantes da Unoeste por se engajarem na votação para escolha do tema, ajudando a fazer o Enepe ainda melhor que nos últimos 27 anos.

Serviço

As inscrições para a 28ª edição do Enepe podem ser feitas no link unoeste.br/site/ControleEventos/InscricaoParticipanteNoEvento.aspx?eve_codigo=1016.

Publicidade

Veja também