Evento debate sobre ações em espaços educativos

Os temas apontados durante a atividade, apesar de voltados para instituições públicas, também despertaram interesse no vice-presidente do Sindicato das Escolas Particulares de Presidente Prudente e Região

REGIÃO - IVE CAROLINE

Data 29/08/2017
Horário 15:11
Marcio Oliveira,
Marcio Oliveira,

Durante a manhã e tarde de ontem, o 2º Núcleo Regional do Ceaf/ESMP (Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional/Escola Superior do Ministério Público), juntamente com o Geduc (Grupo de Atuação Especial de Educação) do MPE (Ministério Público do Estado), realizaram o evento Educação e o Conselho Tutelar, no auditório da Diretoria de Ensino – Região de Presidente Prudente, e abordaram a conduta a ser tomada por 260 conselhereiros tutelares e secretários de Educação de municípios da região, perante situações que envolvem desde evasão escolar, até bullying e irregularidades no transporte escolar.

Segundo o coordenador regional do Geduc, promotor Luiz Antonio Miguel Ferreira, o evento foi planejado por meio de uma consulta feita nos conselhos tutelares das cidades regionais, na qual foram levantados os principais temas e dúvidas relacionados à área educacional.

“Nós abordamos assuntos como a indisciplina, evasão escolar, ausência nas aulas, negligência dos pais na retirada dos filhos da escola, ato infracional e bullying, falta de vagas em escolas, irregularidades em transportes e estruturas, entre outros aspectos que exigem importante esclarecimento aos profissionais da área”, explica Luiz Antonio.
O diálogo entre conselheiros tutelares e educadores, e a distinção de suas funções, também foram temas da palestra. De acordo com a dirigente regional de ensino, Naide Videira Braga, o encontro é importante para que se estabeleça uma parceria entre estes profissionais, na hora de solucionar problemas escolares de maneira positiva aos alunos.

Para João Luiz Vitor, conselheiro tutelar do município de Iepê, o evento solucionou questões sobre a ligação entre escola, Conselho Tutelar e família, e os valores que elas representam. “É importante que saibamos que o trabalho, quando realizado em conjunto, pode trazer muito mais melhorias para as escolas”, ressalta.

Os temas apontados durante a atividade, apesar de voltados para instituições públicas, também despertaram interesse no vice-presidente do Sindicato das Escolas Particulares de Presidente Prudente e Região, Antônio Batista Grosso, o qual destacou que a boa compreensão das situações escolares devem ser repassadas por todas as redes de ensino.

Publicidade

Veja também