Ex-office boy é doutor em Fisioterapia

SINOMAR CALMONA

Fabiano Francisco de Lima

COLUNA - Sinomar

Data 04/04/2021
Horário 05:15
Fabiano Francisco de Lima fez o primeiro doutorado conjunto entre a Unesp e uma universidade da Bélgica
Fabiano Francisco de Lima fez o primeiro doutorado conjunto entre a Unesp e uma universidade da Bélgica

Por acordo internacional de cotutela de tese, ocorreu no último dia 29 de março a primeira defesa de doutorado conjunta entre a Unesp de Presidente Prudente e a Universidade de HasseltBélgica, com transmissão online.
Fabiano Francisco de Lima, 30 anos, conquistou o título de doutor em Fisioterapia, orientado na Unesp pela professora doutora Ercy Mara Cipulo Ramos, co-orientação do Prof. Dr. Carlos Augusto Camillo da UEL/Unopar)  e na Universidade de Hasselt – Bélgica, pelo Prof. Dr. Chris Burtin. 
O novo doutor em Fisioterapia tem uma história de superação. Durante três dos quatro anos da graduação em Adamantina (Unifai), trabalhava como office-boy durante o dia em uma farmácia, para custear o curso, e contando sempre com a ajuda dos pais Paulo Manoel de Lima e Clarice Francisco de Lima.  
Em 2012 foi aprovado na especialização em Fisioterapia Aplicada a Hospital Geral pela Unesp Presidente Prudente, e depois passou a frequentar o Laboratório de Estudos do Aparelho Muco-Secretor (LEAMS) da Unesp, que realiza pesquisas relacionadas à fisioterapia respiratória. Neste laboratório, teve a oportunidade de concluir o mestrado em 2016 e, na sequência, iniciou o doutorado.
Fabiano contou que durante o mestrado e doutorado, teve a oportunidade de conhecer excelentes grupos de pesquisa no exterior, pela realização de um curto estágio de pesquisa na Curtin University na Austrália, sob orientação do Prof. Dr. Vinicius Cavalheri e participação no European Respiratory Congress, um dos maiores congressos da área respiratória do mundo, no ano de 2014 em Munique (Alemanha), em 2016 em Londres (Inglaterra) e em 2019 em Madri (Espanha). 
A participação nestes congressos permitiu conhecer e entrar em contato com grupos internacionais de pesquisa de grande destaque na área da fisioterapia respiratória, despertando o interesse na realização de um estágio no exterior, mais especificamente com grupo de pesquisa do Prof. Dr. Chris Burtin na Universidade de Hasselt, Diepenbeek, na Bélgica, visto que o mesmo trabalha com pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica, mesma população de pacientes do grupo de pesquisa, e do seu doutorado na Unesp.
O estágio na Bélgica foi marcado pelo início da pandemia da Covid-19, mesmo assim foi muito produtivo, disse. Empolgado com o novo título, Fabiano já estabeleceu contato com um renomado grupo de pesquisa na USP (Universidade de São Paulo), para a realização de um pós-doutorado, dando continuidade na carreira acadêmica e pesquisa. 

RAPIDINHAS
...
Para hoje: um café, uma oração, muita fé e gratidão.
...
Pianista Flávia Cavalcanti relata que suas redes sociais tiveram mais de 1.500 visualizações, após a divulgação de seu recital por essa coluna.
...
Vale a pena conferir a variedade de vinhos nacionais e importados do Empório da Massa Pura Damha Center.
...
Irmãos Viviane e Yan Garcia classificaram-se juntos os próximos desafios do Cross Fit Games 2021.
...
Estou tentando sempre me policiar para usar "grupo com maior risco de desenvolver um caso grave". "Grupo de risco", além da mensagem equivocada que acaba passando, tem um potencial de estigmatizar certos grupos.
...
Antonio Figueiredo Feitosa, ex-presidente da Amepp, relata que foi colega de turma no Ginásio Estadual de Santo Anastácio, do Dr. Marcos Boulos, infectologista e membro do Centro de Contingência do Estado de São Paulo.
...
Dr. Marcos Boulos considerado um dos mais conceituados especialistas em doenças infecciosas e parasitárias no Brasil, é pai do ex-candidato a prefeito de São Paulo, Guilherme Boulos.
...
Previsto para 2020, o leilão da 6ª rodada de concessão de aeroportos foi adiado para este ano em função da pandemia e deve recomeçar no mês que vem.
...
Todo dia os classificados de O Imparcial trazem centenas de oportunidades empregos e negócios de ocasião. Não deixe de conferir!
...
Ponto final: Abraços virtuais a todos os amigos reais.

Publicidade

Veja também