Exageros devem ser contidos em dias festivos

Nutricionista orienta a usar e abusar de pratos saudáveis, bem como trocar temperos por ervas para evitar consequências negativas na saúde

-

Data 31/12/2018
Horário 06:11

Os encontros nesta época do ano costumam girar em torno da comida, sobretudo com alimentos que não são tão comuns no cardápio diário das pessoas. Por isso, o planejamento correto é fundamental para fazer escolhas mais saudáveis sem deixar de desfrutar dos bons momentos com a família e amigos. Segundo a nutricionista Renata Bueno, a organização é importante, mas é preciso ter cuidado, visto que, às vezes, as pessoas se preocupam tanto com a comida que o verdadeiro sentido das comemorações é deixado de lado.

O técnico em informática Wesley Victor Alves, 30 anos, estava acima do peso e muito insatisfeito com o corpo, por isso buscou uma reeducação alimentar. No entanto, com o fim do ano, ele afirma que fica difícil manter a rotina quanto às festas e confraternizações. “Até consigo manter a linha na semana, mas nesta época, com as festas, fica extremamente complicado”. O risco deste descontrole com os hábitos alimentares pode gerar consequências negativas, como o aumento de peso e desequilíbrio da pressão arterial ou da glicemia (com o aumento do açúcar no sangue), conforme Renata.

Para evitar estes problemas, a nutricionista elenca algumas dicas, como: consumir frutas frescas e desidratadas, saladas verdes com combinação de castanhas, carnes brancas como peru ou chester, e se hidratar bastante com água de coco, água saborizada naturalmente e batidinhas de frutas sem álcool. Um alerta importante feito pela profissional é a respeito da bebida alcoólica. Para ela, o recomendável é intercalar uma dose de bebida com álcool com um copo de água, diante da importância da hidratação.

 

Ceia saudável

Normalmente as ceias são bastante gordurosas, contendo frango, porco, entre outras carnes. Mas os preparos desses pratos devem ser realizados de forma mais leve, o que não significa menos saborosa. A dica da nutricionista Cristina Atsumi Kuba é optar por preparações mais saudáveis, usar e abusar das ervas e não exceder no sal, que pode ser prejudicial à saúde.

Já para as pessoas que têm um grande apetite e gostam de carboidratos, o indicado é sempre dar preferência aos alimentos sem farinha branca, assim como trocar massas por preparações com batata, mandioca, batata-doce e inhame. Um exemplo típico é o escondidinho de carne seca, camarão ou frutos do mar, ou com a sobra do peru e chester, afirma a nutricionista Renata.

Erros na alimentação

De acordo com Cristina, um dos erros mais comuns é copiar os cardápios dos países frios, pois moramos em um país com o clima quente. “Devemos optar por mais frutas e hortaliças”. Para ela, o exagero deve ser contido e as pessoas devem optar pelo consumo de alimentos em pequenos volumes.

 

DICAS SOBRE ALIMENTAÇÃO NAS FESTAS

- Beber muita água;

- Ingerir quantidades pequenas de alimentos, pois a refeição costuma ocorrer após a meia-noite, podendo gerar indigestão e desconforto no sono;

- Comer frutas em geral.

Publicidade

Veja também