Exame toxicológico: irregulares receberão multa mesmo que não estejam dirigindo

Condutores das categorias C, D e E, com CNH vencendo entre janeiro e junho, têm apenas até próximo domingo, dia 31, para realização do teste

REGIÃO - MELLINA DOMINATO

Data 25/03/2024
Horário 17:10
Foto: Reprodução/Agência Brasil
Especialista: “exame é medida importante para todos envolvidos com transporte de pessoas e cargas”
Especialista: “exame é medida importante para todos envolvidos com transporte de pessoas e cargas”

A Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) alerta os motoristas das categorias C, D e E que a não realização do exame toxicológico é considerada infração gravíssima pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro), com penalidade de multa de R$ 1.467,35 e sete pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Para condutores com CNH vencendo entre janeiro e junho, o prazo para realização do teste termina no domingo, dia 31. Já condutores das mesmas categorias com a CNH vencendo entre julho e dezembro têm até 30 de abril para fazerem o exame. A Assessoria Especial de Comunicação do Ministério dos Transportes destaca que o cometimento da infração pelo descumprimento do prazo estabelecido será verificado diretamente pelo sistema eletrônico do Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito). Isso significa que, após o trigésimo dia do vencimento do exame, o condutor poderá ser multado.
“O exame toxicológico é uma medida de segurança importante para o trânsito visando preservar a saúde e a integridade dos condutores e de todos os envolvidos com o transporte de pessoas e cargas. Quando o condutor está sob o efeito de substâncias psicoativas, o organismo pode perder capacidades, como o reflexo, concentração e até mesmo de ficar acordado”, pontua a especialista em trânsito em Presidente Prudente, Luciane Napolitano. “Manter o exame em dia é garantia de que o condutor não está fazendo uso dessas substâncias. Assim, além de proteger a própria vida, também é uma forma de proteger a vida de todos que estão no trânsito”, complementa.
Segundo nota do Ministério dos Transportes, aqueles com exame toxicológico vencido por mais de 30 dias serão multados a partir de 1º de maio, caso a validade da CNH expire entre janeiro e junho, ou a partir de 31 de maio, para os condutores com CNH vencendo entre julho e dezembro. De acordo com levantamento realizado pela Senatran em 20 de março, 2,4 milhões de motoristas das categorias C, D e E ainda não realizaram o exame toxicológico em todo o território nacional.

SAIBA MAIS
Como verificar se seu exame toxicológico está em dia:
• Acesse a área do condutor na CDT (Carteira Digital de Trânsito);
• Clique no botão “Exame Toxicológico”;
• Verifique se o prazo para realização está vencido;
• Em caso positivo, busque um dos laboratórios credenciados e faça a coleta para realização do exame toxicológico.

Foto: Arquivo

Especialista: “exame é medida importante para todos envolvidos com transporte de pessoas e cargas”

Publicidade

Veja também