Excesso de Inovação

Luis Isique

COLUNA - Luis Isique

Data 18/03/2021
Horário 05:45

Acredito que todos nós estamos sofrendo da síndrome do excesso de inovação, são tantas ferramentas, aplicativos e plataformas online que permitem fazer quase tudo, senão tudo, de uma forma mais rápida e barata. Basta dar um Google que você encontrará de tudo o que você estiver precisando sendo disponibilizado com uma experiência e valor muito menor do tradicional. 
Talvez você se sinta até pressionado pelos clientes ou chefia em inovar, todo mundo só fala disso, todas as empresas no começo ou final de uma reunião ou live expressa a necessidade e angústia em inovar. Até nas propagandas e estratégias de marketing, inovar está no começo ou final do texto do anúncio. E está tudo bem, é isso mesmo! 
Mas você sabe o motivo que levou a termos tanta inovação tecnológica disponível? Veja como é muito bom você conhecer a história de todos os movimentos revolucionários da humanidade, já deixo a dica, se você não gosta da matéria de história da sua escola, mude agora seu pensamento, só temos condições de inovar devido a história, entender o passado é chave para melhorar o seu hoje e tornar o seu futuro fantástico.
Bom, vamos a resposta do excesso de inovação, pela minha perspectiva, se você gostaria de complementar ou até mesmo me contradizer fique a vontade e comente este artigo.
Acredito que a governança de tecnologia da informação que é uma ferramenta utilizada na Gestão da TI é a principal “culpada” disso tudo, vou explicar.
A governança de TI agrega diversas regras, técnicas, ferramentas, padrões, procedimentos em um modelo a ser seguido pelo gestor. Tudo isso foi criado nos primórdios da Era da Informação. 
Após décadas melhorando a governança de TI, muitas empresas, seja pública ou privada, conseguiram criar um alicerce, uma base muito sólida capaz de sustentar toda a sociedade moderna no que estamos utilizando hoje.
Com essa base bem firme, somos capazes hoje de agregar serviços ultra eficientes e seguros para toda rede bancária (veja o Pix, por exemplo) e ainda proporcionar Internet sem fio nas praças de muitas cidades. Comentei aqui dois exemplos, sendo um de empresa privada e outro de empresa pública, no caso Prefeituras. 
Perceba que só conseguimos ter isso hoje, devido a um rigoroso trabalho de gestão, que segue a Governança de TI quem cuida dos mínimos detalhes a serem desenvolvidos e padronizados mundialmente para que as pessoas possam inovar em suas áreas e empresas.
Independente da empresa, segmento ou setor produtivo que trabalhe é de extrema importância iniciar, nem que seja o mínimo de governança de TI, implantando procedimentos e regras a serem seguidas, aumentando o nível de maturidade para que a gestão se torne mais eficiente.
 

Publicidade

Veja também