Exemplo dentro e fora de quadra, time fatura Liga

ESPORTES E ESTUDOS Após ter batido a bola no aro em 2 edições, prudentinos vencem, mas não esquecem principal objetivo no basquete 3x3

Esportes - JULHIA MARQUETI

Data 21/03/2018
Horário 09:41
Cedida/Emerson Garcia | Equipe de Prudente de basquete 3x3 conquistou seu primeiro ouro em um ano de disputas
Cedida/Emerson Garcia | Equipe de Prudente de basquete 3x3 conquistou seu primeiro ouro em um ano de disputas

É difícil posicionar qual conquista é mais bonita para os atletas do basquete 3x3 de Presidente Prudente. No sábado passado, a equipe formada por ex-atletas da cidade conquistou a 4ª etapa da Liga ANB (Associação Nacional de Basquete) 3x3, ligada a Fiba (Federação Internacional de Basquete). A partida decisiva foi realizada durante o Jogo das Estrelas do NBB (Novo Basquete Brasil). O time vinha disputando a competição desde a segunda etapa, que ocorreu no inicio de 2018.

Na primeira e na segunda participação conquistaram o bronze, já na terceira veio o tão esperado ouro diante da equipe do Florianópolis (SP), após passar por São José do Rio Preto, eleita a segunda melhor equipe do país na categoria. Apesar de toda a conquista, Emerson Garcia, um dos jogadores conta que vencer é apenas uma parte do objetivo e que fazer crianças das escolas municipais verem neles um incentivo em ser alguém melhor é o maior deles.

Por trás de toda conquista, sempre tem algo a mais, o que não é diferente nesta. Superando todos os objetivos dentro de quadra em uma modalidade pouco conhecida, incluindo confronto contra equipes de maior reconhecimento nacional, o objetivo de Emerson Garcia, Diego Miranda, Fabiano Fujimori, David Teles e Italo Lemes é proporcionar aos alunos da rede pública de ensino uma visão diferente do mundo.

De acordo com Emerson Garcia, por trás dos treinamentos e preparos que acontecem todas as quintas-feiras e sábados, além do gosto pelo esporte, há o Instituto Edespp (Instituto de Excelência Desportiva de Presidente Prudente). “Temos o instituto que recebe fundos da iniciativa privada e, com este saldo, contratamos educadores físicos para darem aulas nas escolas municipais. Buscamos servir como um norte, uma orientação para a molecada, ensinando basquete, handebol e basquete 3x3. Começamos os jogos por isso”, conta.

Cada atleta que participa das competições representando Prudente trabalha também em outras profissões. Emerson, Diego e David não saem do esporte. “Eu sou fisioterapeuta, trato dos alunos que se machucam, sem cobrar nada. Diego e David são professores do instituto, registrados e tudo mais. Mas não fogem do nosso objetivo que é ser exemplo para os mais novos, quero que percebam que somos atletas e formados, que trabalhamos com estudo e esporte juntos”, comenta Emerson Garcia.

 

Sem moleza

Sobre a competição, apesar de jogarem por diversão e gosto pelo esporte, o jogador diz que não encontraram caminho fácil e moleza dos adversários. “Jogamos porque gostamos, mas quando entramos na quadra é coisa séria. Ficamos felizes em vencer, foram cinco jogos e cinco vitórias. Fizemos um segundo jogo muito bonito contra Rio Preto, equipe eleita a segunda melhor do Brasil em 2018”, relata. Além desta participação, o elenco estava presente na 1° Copa do Brasil, em 2017, onde ficaram na 14ª colocação entre 20 times.

O basquete 3x3 tem diversas diferenças para o basquete convencional”. Além de ser jogado em apenas metade da quadra, o que é menos cansativo, de acordo com Emerson Garcia, a categoria conta com diversas diferenças. “É mais dinâmico que o outro e tem duração de 10 minutos com o cronômetro parado, ou até uma equipe marcar 21 pontos. A cesta que vale dois no normal, vale um para nós e a que vale três para eles, fica valendo dois aqui”, explica.

Publicidade

Veja também