Exercícios específicos ou gerais: qual sua escolha?

Jair Rodrigues Garcia Júnior

Se você lê essa coluna regularmente, tenho certeza de que pratica exercícios. Estou certo? Se ainda não pratica, começará em abril. Combinado? Para você que pratica ou vai começar, qual sua escolha de exercício? Algumas escolhas são um pouco aleatórias – “vou para academia”. Outras são pontuais – “farei corrida para melhorar minha capacidade cardiorrespiratória”. O professor de Educação Física pode te ajudar a escolher o melhor, de acordo com seu objetivo e necessidade, mas pode também "te conduzir" para a especialidade ou preferência dele. O poder da escolha deve ser seu, seja pela razão ou emoção.

O QUE TE LEVA
Você que já pratica exercícios, procure se lembrar do que te levou a começar (??). Foi um amigo quem te convidou, um casal que você viu praticando num story do Instagram, abriu uma academia perto da sua casa ou trabalho, escolheu o lugar pelo preço, soube de um professor muito eficiente e legal, visitou a academia e sentiu a vibe do lugar (música, neon, animação do grupo etc), foi por recomendação médica ou outro motivo? Por vezes a pessoa decide praticar, mas tem dúvida sobre o tipo de exercício. Por vezes inicia e depois decide mudar.

ESPECÍFICO PARA O QUE
Obviamente, se você pretende participar de corridas de rua na sua cidade, na São Silvestre, numa meia maratona etc, deve escolher a corrida. Se gosta muito de piscina e sempre quis aprender a nadar ou aprimorar o nado, deve escolher a natação. Se quer participar de competições de força, deve escolher o Powerlift ou Levantamento de peso olímpico (LPO). Se pretende melhorar a flexibilidade, pode ser o Pilates ou ballet. Essas e outras modalidades são indicadas para objetivos específicos, mas nada o impede de praticar como “curioso”, para experimentar e testar sua identificação com a atividade.

SUA IDADE, SEU OBJETIVO
De acordo com a idade há variação nos objetivos do treinamento. Entre adolescentes e adultos até 35-40 anos, em geral, os objetivos estéticos predominam. Entre adultos 40+ os objetivos de condicionamento físico e saúde passam a predominar. Mesmo com diferentes objetivos, para ambas as faixas de idade são indicados exercícios combinados, ou seja, de força (ex. musculação) e aeróbicos (ex. corrida, bike, natação). Em geral, os mais jovens focam mais na musculação do que nos aeróbicos (90:10 ou 80:20), enquanto os adultos 40+ dedicam tempos quase proporcionais aos dois tipos de exercícios.
 
O PRAZER 
Para pessoas com objetivos de condicionamento físico e saúde há modalidades gerais de treinamento com maior variação de exercícios e que também trabalham e desenvolvem maior número de capacidades físicas. O treinamento funcional, Crossfit e cross training ganharam muitos praticantes nos últimos 10 anos e continuam crescendo. Artes marciais também têm forte componente de condicionamento físico, além do desenvolvimento da coordenação motora, velocidade de reação e outras capacidades. Leve também em consideração sua afinidade e o prazer que a modalidade pode proporcionar, pois o exercício não precisa estar associado com “obrigação e sofrimento”. 

ESCOLHA UM, MAS VARIAR É BOM
Quando for escolher, converse com professores, com praticantes, assista e participe de algumas aulas. E também experimente o treinamento por 1 mês. Caso não goste, experimente outro tipo. Se enjoar depois de alguns meses ou anos, experimente outro. Enfim, seja pela razão ou emoção, mantenha seus músculos ativos, praticando exercícios regularmente.


Considere sua afinidade e o prazer que a modalidade pode proporcionar, pois o exercício não precisa estar associado com “obrigação e sofrimento”.


 

Publicidade

Veja também