Experiência de fé

Diocese Informa

COLUNA - Diocese Informa

Data 21/05/2023
Horário 04:08

Fé tem significado de confiança absoluta em algo concreto. Para os cristãos, esse algo se refere a Deus, tornado presença de luz na Pessoa de Jesus Cristo. Mas existem também aqueles que têm fé em Deus ser ter a prática de vida cristã. Entre os povos do oriente, muitos não reconhecem a divindade de Jesus Cristo, como Filho de Deus, mas não deixam de cultuar a divindade do Deus da vida. Dizemos que a fé é um dom de Deus, a primeira virtude teológica, ao lado da esperança e da caridade, recebida por tradição e transmitida por diversas gerações, principalmente pelas famílias formadas a partir dos princípios da Palavra de Deus. Assim podemos dizer que os pais cristãos foram os guardiões da fé e desejosos de que seus filhos a façam repercutir no mundo pela própria vida. Quando lemos o livro dos Atos dos Apóstolos, damos conta de que a fé do Antigo Testamento vai tomando corpo no meio dos cristãos. Agora não é apenas a ideia do Deus-Javé, mas a realidade-acontecimento de Jesus Cristo. As primeiras comunidades, entre os convertidos, foram entendendo as propostas apresentadas por Jesus e pelos Apóstolos e crescia o número dos que se tornavam cristãos. A fé fazia com que o Deus invisível se tornasse visível na Pessoa e na ação de Jesus Cristo. Era uma verdadeira experiência de fé, iluminada pelo Espírito Santo, onde os cristãos eram marcados por uma profunda esperança e agiam para dar razão dessa esperança na prática da caridade. Hoje não deve ser diferente, talvez mais exigente e comprometedor diante dos inúmeros desafios da cultura. A esperança, que fortalece a fé, não significa passividade e nem conformidade com as realidades do momento, mas motivadora e impulso corajoso na construção dos valores concretos para adquirir verdadeira confiança num futuro promissor. Então, a fé se manifesta na conduta existencial da vida humana e na constante busca de novos caminhos para a realização do bem na humanidade. Fazer opção pela vida de fé não é ficar apenas em ideias, mas realizar ações determinadas contra as forças da mentira e das maldades que tentam, a todo custo, dominar o mundo. Na verdade, é opção de sabedoria divina, de luta para vivenciar o caminho marcado pela verdade e pela justiça, que move a pessoa para praticar a caridade evangélica proposta por Jesus Cristo. (Autor: Dom Paulo Mendes Peixoto, Arcebispo de Uberaba).

MINI SERMÃO:
Ascensão do Senhor (Mt 28,16-20)

Viram, prostraram, duvidaram. Jesus, então, se aproxima. A missão é de anunciar a Boa Nova. Você crê em Jesus? É um discípulo d'Ele? Anuncia a Boa Nova? Se a Boa Nova que você anuncia não passa de uma lista de regras, ela não é nova e, muito menos boa. Dizer que para ser salvo é preciso acatar uma lista impossível de ser cumprida, não é uma boa notícia. Existem outras mensagens por aí e são chamadas de boas, mas não são! Boa notícia é descobrir que Alguém pagou uma dívida que você jamais poderia pagar. Boa nova é mostrar com a vida que você é capaz de amar quem menos merece e mais precisa! Como pode anunciar a Boa Nova se não tiver a certeza de que ela foi boa para você? Como indicar a outros como chegar ao céu se não sabe se vai chegar lá? (Autor: Padre Rafael Moreira Campos).

AGENDA PAROQUIAL: Paróquia Nossa Senhora de Fátima - Presidente Venceslau
- Missas -

Sábado: às 18h - Capela Nossa Senhora Aparecida e às 19h30 - Igreja Matriz;     
Domingo: às 7h - Capela São Judas Tadeu, às 8h30 - Capela Nosso Senhor do Bonfim, às 10h - Igreja Matriz, às 17h - Capela Santa Edwiges e às 19h - Igreja Matriz

MENSAGEM DO PAPA:
Nesta festa da Ascensão, enquanto dirigimos o nosso olhar para o céu, onde Cristo subiu e está sentado à direita do Pai, fortaleçamos os nossos passos na Terra para prosseguir com entusiasmo e coragem o nosso caminho, a nossa missão de dar testemunho e de viver o Evangelho em todos os ambientes. No entanto, estamos perfeitamente conscientes de que ela não depende antes de tudo das nossas forças, das capacidades organizacionais e dos recursos humanos. Unicamente com a luz e a força do Espírito Santo podemos cumprir de maneira eficaz a nossa missão de dar a conhecer e de fazer experimentar cada vez mais aos outros o amor e a ternura de Jesus. (Fonte: www.vatican.va/content/francesco/pt/angelus/2017)

Padre Rafael Moreira Campos
Adm. Paroquial Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Pres. Venceslau/SP
"Ouse ser o melhor. Ame!"
Instagram @eu_rafaelmoreira
Facebook www.facebook.com/rafaelmoreiracampos
Informações: Cúria Diocesana (18) 3918-5000

Publicidade

Veja também