Experimenta! Comida, Saúde e Cultura: confira todas as atividades da 7ª edição em Prudente

Ação, realizada pelo Sesc São Paulo, promove mais de 40 ações nas unidades do interior, com foco na alimentação adequada e saudável 

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 13/10/2023
Horário 09:00
Foto: Alexandre Nunis
Feira de pequenos produtores visa fortalecer a agroecologia e as iniciativas socioambientais da região
Feira de pequenos produtores visa fortalecer a agroecologia e as iniciativas socioambientais da região

Entre 16 e 29 de outubro, todas as unidades da rede Sesc São Paulo, incluindo Presidente Prudente, serão palco de mais de 120 atividades que compõem a programação da sétima edição do Experimenta! Comida, Saúde e Cultura  (sescsp.org.br/experimenta), ação que, desde 2017, tem consolidado junto ao público a compreensão de que alimentação vai muito além da nutrição e que envolve aspectos como saúde, cultura, meio ambiente e outras questões socioeconômicas.

“O acesso regular e permanente a uma alimentação adequada e saudável é um direito humano básico, mas para além dos aspectos biológicos, outras características constitutivas dos sujeitos devem ser consideradas ao se pensar as diversas dimensões da alimentação, que envolvem também os significados culturais, sociais e econômicos que os constroem”, explica Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo. 

“Por meio de uma programação pautada na promoção do Direito Humano à Alimentação Adequada, o Experimenta! Comida, Saúde e Cultura convida o público a pensar a comida para além de seus nutrientes, além de estimular a prática autônoma frente às escolhas alimentares, reforçando assim o compromisso institucional em contribuir para a melhora da qualidade de vida, por meio da educação não formal”, completa Miranda.

Transdisciplinar, a edição 2023 aborda o comer para além do prato em uma perspectiva integradora e em diálogo com diversos campos de conhecimento, desenvolvida por meio de sete eixos: Comer é cultura; A saúde está na mesa; Diversidade no prato: sabores da natureza; Aqui se planta, aqui se come; Se está na época, tem na feira; Cozinhar é preciso; e Conexão comida.

No interior paulista, o evento reúne mais de 40 atividades, gratuitas e para todas as idades, nas unidades de Araraquara, Bauru, Birigui, Campinas, Catanduva, Jundiaí, Piracicaba, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, Rio Preto, São Carlos, São José dos Campos, Sorocaba e Taubaté.

Por meio de oficinas, palestras, vivências e rodas de conversa, entre outras ações, nutricionistas, chefs, cozinheiros, estudiosos da cultura culinária, produtores e coletivos agrícolas colocarão em pauta temas que reafirmam a necessidade de conscientização para os benefícios, individuais e coletivos, da alimentação adequada e saudável.

As atividades do Experimenta! Comida, Saúde e Cultura abordam os alimentos em uma perspectiva que também corrobora com as realizações em torno de 16 de outubro, o Dia Mundial da Alimentação.

Confira a lista completa de atividades do Experimenta! Comida, Saúde e Cultura programadas para o Sesc Thermas de Presidente Prudente.
 
SESC THERMAS DE PRESIDENTE PRUDENTE
Feira
Feira de pequenos produtores
Esta feira de pequenos produtores visa fortalecer a agroecologia e as iniciativas socioambientais da região. Cada produto ofertado é o ponto de partida para a criação de uma rede entre o rural e o urbano, fomentando a agricultura orgânica, coletivos socioculturais, povos indígenas, artesanatos e comércios locais. Com agricultores e produtores de Presidente Prudente e região.
21/10, sábado, das 9h30 às 13h. Quintal.
Sem retirada de ingressos.
 
Bate-papo
Cultura alimentar, agroecologia e território
Em meio à feira de pequenos produtores, é proposto um diálogo sobre alimentação adequada e saudável sob diferentes perspectivas, ressaltando a importância do tema e relacionando-o com as múltiplas expressões culturais, agroecologia, segurança alimentar, políticas públicas e território. Com a doutora Yamila Goldfarb, o agricultor José Aparecido Maia e o professor indígena Elizeu Caetano.
 21/10, sábado, das 11h às 12h30. Quiosque.
Sem retirada de ingressos.

Oficina
Doces nativos: sabores da Mata Atântica e do Cerrado
Esta oficina provoca os participantes a pensar, elaborar e provar doces sem adição de açúcar de cana, utilizando frutas e plantas da Mata Atlântica e do Cerrado com a valorização da biodiversidade e agroecologia. Com a jornalista e cozinheira Úrsula Ferro.
 21/10, sábado, das 14h às 17h. Quiosque.
Retirada de ingressos com 30 minutos de antecedência.
 
Vivência
Estação do café: do pé à xícara
Esta vivência mostra aos participantes o processo do café, da roça à filtragem e o preparo da bebida para consumo. O público pode explorar e conhecer melhor os próprios sentidos e aprimorar o paladar. Com a barista Deborah Veneziano.
 28/10, sábado, das 10h às 17h. Área de Convivência.
Sem retirada de ingressos.
 
Oficina
Cafés especiais e paladar
A oficina apresenta os tipos de cafés considerados especiais e aborda os elementos formadores do paladar com ingredientes comuns do nosso cotidiano. Com a barista Deborah Veneziano.
29/10, domingo, das 11h às 13h. Quiosque.
Retirada de ingressos com 30 minutos de antecedência.
 
SERVIÇO
Experimenta! Comida, Saúde e Cultura

De 16 a 29 de outubro de 2023
Todas as ações são gratuitas e para todas as idades.
Atividades sujeitas à alteração.
 
Inscrições On-line:
sescsp.org.br
sescsp.org.br/experimenta
centralrelacionamento.sescsp.org.br
 
Acesse a programação completa:
sescsp.org.br/experimenta

Cris Komesu

Edição 2023 convida o público a pensar a comida para além de seus nutrientes

Publicidade

Veja também