Exposição reúne grafite e customização de objetos

Com entrada gratuita, público pode contemplar mostra no Museu e Arquivo Histórico Antonio Sandoval Netto, em Presidente Prudente

VARIEDADES - Estevão Salomão

Data 18/03/2016
Horário 11:28
 

Utilizar a criatividade para decorar objetos através do grafite. Este é o resultado da mostra "Arte Urbana", disponível até o dia 30 de abril no Museu e Arquivo Histórico Antonio Sandoval Netto, em Presidente Prudente. Com entrada gratuita, a expectativa é de que pelo menos mil pessoas passem pelo local durante o período.

Desenvolvido pelo grupo ECC (Entre Cores Crew) que inclui os grafiteiros Leonardo Ferreira, o Leozinho; e Felipe Marques Dumonte, o FM, ambos de Prudente; além de Tiago Deziderio, Tizy, de Pirapozinho, a exibição conta com 21 peças customizadas, dos mais diferentes artefatos, como capacetes, latas, frigobar, e violão.

De acordo com Leonardo, o objetivo dos trabalhos é retratar por meio da arte urbana, no caso o grafite, as possibilidades de reciclagem e reaproveitamento de alguns materiais, promovendo, desta maneira, a sustentabilidade e novos artigos decorativos. "As pessoas estão acostumadas com esta pintura em muros. Esta demonstração é uma novidade", garante.

Sobre os avanços ideológicos quanto ao conceito deste modelo de pintura, Leonardo esclarece que esta profissão vem ganhando espaço a cada dia em meio à sociedade, sobretudo à sua opinião, pois "as pessoas sabem diferenciar grafite de pichação".

Jornal O Imparcial Leonardo Ferreira, o Leozinho, pertence ao grupo "Entre Cores Crew", criado em 1997

Entretanto, o grande desafio deste segmento é o reconhecimento profissional, haja vista a necessidade do apoio de outros trabalhos para sobrevivência. "Diferente de outros centros como Guarulhos, em Prudente não é possível adquirir uma boa renda unicamente com a técnica", observa.

Em relação ao gênero artístico do grupo, o grafiteiro menciona que este tem como base o aspecto decorativo, enquanto outros optam por um segmento mais crítico, observado em pinturas com referência à natureza e saúde, por exemplo. "A mostra é clara quanto ao nosso direcionamento ornamental", aponta.

 

O grupo


Conforme Leonardo, o grupo ECC foi fundado em 1997 com princípios baseados na criatividade e proliferação da ideias para Prudente e região. Atualmente, composto por quatro integrantes, a equipe segue trabalhando em variados pontos da cidade, previamente contatados pelos respectivos responsáveis.

 

O grafite


Vista como uma forma de manifestação artística em espaços públicos e privados, o método surgiu em meados de 1970, em Nova Iorque e, ao longo do tempo, evoluiu para outras localidades, acompanhando a transformação de técnica e desenho. O grafite possui grande relação a vários movimentos culturais, principalmente ao estilo hip hop. Diferente da pichação ou vandalismo, que é caracterizado pelo ato de escrever em muros e espaços de via pública de maneira proibida, o grafite, através dos grafiteiros, que utilizam as tradicionais latas de spray, é desempenhado sobre a qualidade artística, sobretudo ao favorecimento do bem estar visual.

 

SAIBA MAIS

OPORTUNIDADE


Além da oportunidade para um programa cultural, os interessados também podem adquirir as peças, que possuem preços variados.

 

SERVIÇO


VISITE


A mostra é gratuita e segue no Museu e Arquivo Histórico Antonio Sandoval Netto até o último dia de março, com horário de visita de terça a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h. O museu fica localizado na Rua Doutor José Gonçalves Foz, 2179, no Jardim das Rosas.
Publicidade

Veja também