Ontem, cerca de 4 mil pessoas passaram pela 40ª Exposição Regional de Orquídeas, nas dependências do Prudente Parque Shopping, em Presidente Prudente. Com o ambiente dividido entre exposição e venda, era possível sentir de longe a fragrância das diversas espécies que colorem a área. O evento, que teve início na quinta-feira, segue até às 20h de hoje, e a expectativa da organização é de que passem em torno de 10 mil visitantes pela exposição.
De acordo com o presidente do CPO (Círculo Prudentino de Orquidófilos), José Ricardo Rodrigues, a exposição tem dois intuitos: interação entre os amantes da orquídea e a preservação da espécie que, segundo ele, foi nativa da região e quase não é mais encontrada em matas. “Conseguimos reunir expositores de 12 municípios dos Estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Trouxeram uma média de 300 espécies de orquídeas, contudo, é importante saber que dentro das espécies há também as variedades, que são muitas”, ressalta o presidente.
A paixão pelas orquídeas surgiu há mais de 20 anos na vida da aposentada Claudecy Maria Vieira, 60 anos. E olha que história é o que não falta. “Sou moradora de Viçosa [MG] e comecei a pegar gosto pelas orquídeas devido ao fato de o meu ex-marido ser colecionador. Hoje, minha renda se baseia no comércio e viajo o Brasil inteiro para expor minhas plantas”, comenta a aposentada. Há três semanas fora de casa, ainda vai à capital paulista buscar mais mercadorias e diz “estar bem feliz com o trabalho”.
Enquanto alguns aproveitam para vender as orquídeas, a professora Rosicler Pereira Costa, 54 anos, decide expor vasos que ela mesma confecciona para armazenar as plantas. A aparência rústica do objeto dá a impressão de que ele é pesado, no entanto, é mais leve do que se imagina. “A ideia era vender apenas os vasos, mas as orquídeas que colocamos para demonstrar acabaram sendo levadas pelos clientes. Fico bastante contente em ver que o trabalho desenvolvido há dez anos tenha agradado ao público”, comenta.
Sacolas em mãos
A jornalista Cristiane de Oliveira Torres, 42 anos, aproveitou a manhã de ontem para conhecer a exposição de orquídeas. No entanto, o que seria apenas um passeio resultou em sacolas cheias. “Fico impressionada com a variedade de cores e espécies. Como sou apaixonada por plantas, não resisti e acabei levando até mais do que imaginava”, comenta a jornalista.
Para a aposentada Aparecida Nascimento, 62 anos, “estar em meio às orquídeas traz uma sensação muito boa”, uma vez que as plantas contribuíram em seu tratamento para a depressão. “O clima é outro, gosto de estar perto delas e estou levando algumas para enfeitar a casa”, afirma.