A Prefeitura de Álvares Machado, através da Divisão de Assistência Social, realizou nesta sexta-feira (23) uma reunião para divulgar oficialmente o funcionamento da Casa Abrigo, serviço voltado à proteção de mulheres em situação de violência.
O encontro reuniu representantes da Rede de Atendimento e Proteção Social do município, que inclui Conselho Tutelar, setores da Educação, Saúde, Polícia Militar e demais órgãos envolvidos no enfrentamento da violência contra a mulher.
Segundo a Prefeitura, a Casa Abrigo é um serviço de acolhimento institucional, sigiloso e temporário, destinado a mulheres em situação de violência grave, que estejam em risco iminente de morte ou sofrendo ameaças em razão da violência doméstica e familiar.
O serviço atende mulheres acompanhadas ou não de seus filhos menores – com idade de até 17 anos e 11 meses – garantindo proteção, apoio psicossocial e condições para a reconstrução da autonomia. Funciona como um espaço seguro para que a mulher possa retomar sua vida com dignidade.
O acolhimento é realizado por uma equipe multidisciplinar, composta por psicólogas, assistentes sociais e educadoras. O serviço funciona 24 horas por dia, em endereço sigiloso, mantendo a segurança das acolhidas. A permanência é temporária, até que a mulher tenha condições seguras de reorganizar sua vida.
Além da proteção imediata, a Casa Abrigo também realiza encaminhamentos para áreas como saúde, Justiça, trabalho, moradia e demais redes de apoio.
SERVIÇO
As mulheres em situação de risco, ou pessoas que conheçam alguém nessa condição, podem procurar o Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) Álvares Machado pelo telefone (18) 3273-2352 ou entrar em contato gratuitamente pela Central de Atendimento à Mulher – Disque 180.