"Fã-Clube” abre hoje Mostra de Teatro em PP

Abrindo a programação, hoje, pela primeira vez em Prudente, às 20h, no Teatro César Cava, a companhia carioca Físico de Teatro apresenta a peça “Fã-Clube".

VARIEDADES - Oslaine Silva

Data 04/06/2013
Horário 09:36
 

Ao todo são 14 espetáculos teatrais. Dentre cenas abertas, intervenções, processos criativos, atividades formativas e espetáculos prontos. Tudo isso pode ser visto de hoje a domingo, na 9ª Mostra de Teatro de Presidente Prudente. Com o tema "Teatralidades e Textualidades", o público confere a totalidade dos inscritos que, de acordo com o coordenador do evento, Denilson Biguete, mostra a vitrine de produção local, que acaba sendo o objetivo da ação.

Dentre os participantes, estão companhias de Adamantina, Dracena, Prudente, Osvaldo Cruz, Tupã e Rio de Janeiro (RJ). O evento é uma realização da Olho Nu Promoções e Eventos; Mênades & Sátiros Cia de Teatro; e Programa de Ação Cultural do Governo de São Paulo (ProAC), com apoio do Sesc, Secretaria Municipal de Cultura e Poiésis Organização Social de Cultura. As atividades ocorrerão em diversos espaços da cidade e todas com entrada franca.

Abrindo a programação, hoje, pela primeira vez em Prudente, às 20h, no Teatro César Cava, a companhia carioca Físico de Teatro apresenta a peça "Fã-Clube". Com dramaturgia de Keli Freitas e direção de Renato Livera, um galpão em ruínas é o cenário do espetáculo de suspense cômico. No palco, Camila Gama, Igor Angelkorte e Renato Livera apresentam a história de dois homens que sequestram uma atriz desconhecida do teatro com a finalidade de empalhá-la em objeto. De maneira metafórica e poética, narram o caminho sem volta de um desejo que reflete uma sociedade marcada pelo duelo constante entre o "ser" e o "ter".

Biguete conta que ficou extasiado quando assistiu o espetáculo no Teatro Ipanema, no Rio de Janeiro. "A estética que a companhia apresenta é simplesmente maravilhosa! Desde então meu desejo era compartilhar com Prudente esta riqueza. E hoje estão aqui. A mostra deseja isso, trazer para o público o melhor do teatro com a qualidade que merece", ressalta.

 

A Mostra


Biguete expõe que a 9ª Mostra de Teatro discute de forma aprofundada a relação texto e cena e de todo o envolvimento na criação da poética teatral para que as pessoas reconheçam o que é a teatralidade. Como o que o corpo fala e o porquê da estética, seja ela cômica ou dramática, entre outras.

Todas as noites, após as apresentações, haverá bate-papo entre o público e os artistas com a mediação de Flávia Bertinelli, onde será abordado tudo o que foi visto no palco. "A ideia é formar público e não plateia. Para isso, é preciso dar a oportunidade de que ele entenda os signos e significados ali apresentados no teatro. E que consiga se ver no espetáculo", frisa.

 

Novidade


A grande novidade desta edição, segundo o coordenador, é o "Pedacinho de Nós", que será uma apresentação de 20 minutos com atores pré-selecionados na oficina, que ocorre na sexta-feira: A transposição das experiências do ator para a construção de um mini-monólogo com foco no aprimoramento das técnicas teatrais. Para se inscrever, os interessados devem ir até a Central de Atendimento do Sesc Thermas até quinta-feira. As vagas são limitadas. "A partir da autobiografia de cada um, 12 monólogos serão montados. Isso é algo que sempre desejei fazer, pois dá oportunidade para aqueles que não conseguiram se inscrever", afirma Biguete, convidando todos a participarem..

"A linguagem teatral é cara e aqui estaremos disponibilizando tudo isso gratuitamente. Não percam a oportunidade de enriquecerem culturalmente suas ideias e ideais. O teatro tem o poder de nos levar onde não imaginamos".

 

PROGRAMAÇÃO


Data       Horário                grupo    peça       local

Terça-feira           20h         Cia Físico de teatro            "Fã Clube"           Teatro César Cava

Quarta-feira         20h         Marilyn Clara Nunes         "Estrelas"             Procópio Ferreira

Quinta-feira         20h         Companhia de Teatro Garimparisos             "Confissões"        Procópio Ferreira

Sexta-feira           das 17h às 21h    Éster Laccava e Leandro Goddinho              Oficina: Autobiografia do autor     Centro Cultural Matarazzo

Sexta-feira           20h         Cia de Teatro Com Licença Vou à Luta       "O Moço que Casou com a Mulher Braba" Procópio Ferreira

Sexta-feira           22h         Cia de teatro Garimparisos              "Bonecos Chineses"          Espaço Garimparte

Sábado                 11h         Marilyn Nunes     "Dona Cabra Sai às Ruas"                              Calçadão próximo à Praça Nove de Julho

Sábado                 20h         Grupo Ágape       "A Lição do Rinoceronte Careca"  Procópio Ferreira

Sábado                 22h         Elora Carolina     "Clarice"               Sala 2 Centro Cultural Matarazzo

Sábado                 22h         Felipe Fernandes "A Velha Mala"  Sala 2 Centro Cultural Matarazzo

Sábado                 22h         Marcus Andrade "Essa Propriedade Está Condenada"            Sala 2 Centro Cultural Matarazzo

Sábado                 22h         Felipe Fernandes e Elora Carolina  "Cemitério de Bonecas"   Sala 2 Centro Cultural Matarazzo

Domingo               14h         Eduardo Herculano           Workshop: "O Teatro Épico"          Auditório Sebastião Jorge Chammé (Matarazzo)

Domingo               17h         Cia Báquicos de Teatro    "O Pequeno Príncipe"        Auditório Sebastião Jorge Chammé (Matarazzo)

Domingo               18h         Atores da oficina Autobiografia do Ator      "Pedacinhos de Nós"         Auditório Sebastião Jorge Chammé (Matarazzo)

Domingo               21h         Mênades Et Sátiros Cia de Teatro  "Angústia"           Mezzanino da Escola Municipal de Artes Professora Jupyra Cunha Marcondes
Publicidade

Veja também