Faça a sua parte em prol da comunidade!

EDITORIAL - DA REDAÇÃO

Data 03/02/2022
Horário 05:12

O período chuvoso aliado ao calor é muito propício à proliferação do Aedes aegypti, mosquito-vetor da dengue. E, obviamente, tudo o que nós não precisamos e nem queremos é o surto de mais uma doença. Se não bastasse a Covid-19, em especial a variante altamente contagiosa Ômicron, ainda enfrentamos uma onda de gripe que tem assolado os lares. Pois é...2022 não começou nada fácil, com inúmeros casos de síndrome respiratória, que têm desfalcado, principalmente, as unidades de saúde, tão cruciais a todos nós neste momento de pandemia.
Com o corredor de umidade que tem passado pela região desde o fim de semana, as chuvas se intensificaram, deixando o ambiente propício ao mosquito da dengue. Portanto, faça agora mesmo uma varredura pela sua casa, especialmente no quintal. Retire todo e qualquer recipiente que possa acumular água, servindo de criadouro ao Aedes aegypti. Não deixe para amanhã! Pense na sua saúde, na dos seus familiares e de toda a vizinhança: afinal, de nada adianta eu fazer a minha parte, se o meu vizinho não fizer a dele. O mosquito se desloca com muita facilidade, e se estiver infectado, transmitirá dengue por onde passar.
Não podemos deixar que mais uma doença sobrecarregue o sistema de saúde, já tão estafado. Como noticiado, a Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), informou que um novo levantamento do IB (Índice Breteau) e do IIP (Índice de Infestação Predial) foram iniciados nesta quarta-feira. A previsão de conclusão é de 15 dias, com possibilidade de alteração, conforme a estabilidade climática. Vamos torcer para que os focos de dengue estejam controlados na cidade. Mas, claro, para isso, cada um de nós precisa fazer a sua parte em prol de toda a comunidade.

Publicidade

Veja também