Faça ao bem ao próximo e a si!

EDITORIAL -

Data 20/05/2022
Horário 04:15

Maneiras de ajudar o próximo estão em cada esquina, em cada ação que fazemos no dia a dia. O que vale mesmo é a intenção de cada pessoa em querer colaborar e, claro, saber como fazer isso. Mas, é essencial que o cidadão vá atrás de opções em amenizar o sofrimento ou proporcionar uma melhor qualidade de vida para o semelhante.
Neste frio, que sentimos os ossos bater dentro de casa, com cobertas e sopa quente, imagina os irmãos em situação de rua. Congelam, de fato, e chegam a perder a vida. Veja o que você poder fazer. Olhe em seu guarda-roupa, dê o que você não usa a quem precisa e aqueça o frio de alguém. Ninguém merece morrer de frio. Faça a diferença na vida de alguém.
Outra maneira de ajudar o próximo é com a destinação do Imposto de Renda para entidades, como por exemplo, ao FMDCA (Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) de Presidente Prudente, conforme publicado neste diário. Isso pode ser feito até o dia 31, quando encerra o prazo para entrega da declaração. Nessa fase da campanha, todo contribuinte pessoa física que declara o imposto de renda pelo modelo completo pode fazer a disponibilização. O contribuinte pessoa física pode destinar até 6% do imposto de renda estimado na declaração, desde que, no mínimo, tenha disponibilizado 3% até 30 de dezembro de 2021. Ou seja, até 3% do imposto devido a ser apurado no ato do preenchimento da declaração. O contribuinte que tem imposto a receber também pode fazer a destinação e receberá o valor disponibilizado junto com a restituição, corrigido pela taxa Selic.
Esses são exemplos de como ajudar o próximo. Tem muita gente e lugar precisando de ajuda. Olhe com carinho o seu redor. “Estudos científicos apontam que ajudar outra pessoa é uma ação que aumenta os níveis de satisfação, melhora o humor, reduz o estresse e proporciona senso de propósito ao indivíduo. O ato de se doar para o outro também tem o poder de reduzir a fixação com os próprios problemas”. Ou seja, faça ao bem ao próximo e a si mesmo.


 

Publicidade

Veja também