Façamos a nossa parte

EDITORIAL - DA REDAÇÃO

Data 05/02/2023
Horário 04:10

E a chuvarada segue sem dar trégua na região de Presidente Prudente. Como noticiado por este diário, a região registrou o mês de janeiro mais chuvoso desde 2010: foram 465 mm de chuvas, volume 65% maior do que o habitual para o mês, que é de 281 mm. Como todos estão cansados de saber, a junção do calor com a chuva reflete no ambiente propício para a proliferação do Aedes aegypti, mosquito-vetor da dengue e outras doenças.

Embora as pessoas saibam muito bem cobrar do poder público ações eficientes para reduzir a infestação do mosquito e de outras pragas urbanas, como escorpiões por exemplo, muitos moradores deixam a desejar quando o assunto é fazer a sua parte. Basta dar uma volta pela cidade para nos depararmos com quintais repletos de recipientes que acumulam água, terrenos baldios imundos, lixo e entulho jogados pelas vias sem nenhum critério. É um verdadeiro caos urbano.

Para se ter uma ideia, a Prefeitura, em parceria com a Prudenco (Companhia Prudentina de Desenvolvimento), vem realizando aos sábados um mutirão de limpeza e conservação em bairros da cidade. Nos últimos três fins de semana, os mutirões já recolheram 61 toneladas de materiais inservíveis em áreas como o Conjunto Habitacional João Domingos Netto e zona leste. A ação continuou a ser realizada ontem nos mesmos locais, onde cinco caminhões cata-trecos percorrem as ruas retirando os entulhos.

Enquanto as pessoas não se conscientizarem de uma vez por todas sobre seus papéis de cidadãs frente aos problemas da coletividade, aguardando inertes pela atuação do poder público, a situação não mudará. Portanto, vamos arregaçar as mangas e fazer a nossa parte!

 

Publicidade

Veja também