Façamos a nossa parte para afastar os escorpiões

EDITORIAL - DA REDAÇÃO

Data 10/03/2022
Horário 05:19

Escorpião. O aracnídeo, peçonhento, é temido pela maioria das pessoas. E não é para menos. Esse pequeno animal pode causar grandes estragos, visto que seu veneno oferece risco de morte, especialmente às crianças. E pelo seu tamanho diminuto, esconde-se facilmente, inclusive em locais inesperados, como dentro de sapatos. Portanto, todo cuidado é pouco. Não é à toa que frequentemente o poder público realiza ações orientativas aos moradores.
Nesta semana, por exemplo, a Prefeitura de Presidente Prudente, por meio do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) e da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), iniciou uma ação de saúde no Parque Furquim e adjacências para controle de escorpiões. A ação tem como objetivo informar os moradores sobre como proceder quando encontrar o aracnídeo em casa. O trabalho é feito de residência em residência, com orientação e distribuição de material educativo, e terá continuidade no decorrer da semana até a conclusão da região.
Primeiramente, as pessoas precisam ter em mente que para evitar que o ambiente seja favorável ao escorpião é crucial manter tudo arrumado e limpo. Isso porque, nas áreas urbanas, ele se esconde em pilhas de entulhos, lixões, na rede de água e esgoto, ou seja, onde há acúmulo de coisas. Portanto, limpe e organize sua casa! Isso também previne o aparecimento de baratas, que são alimento do escorpião.
Outras dicas também podem ser colocadas em prática para inibir a aparição desse visitante indesejável: coloque telas nos ralos, rodo de vedação nas portas, protetor nas tomadas, corte a grama e mato do jardim, não deixe restos de comida na cozinha, e tenha atenção e muito cuidado com locais pequenos e escondidos, como armários, calçados, cobertores e embaixo do colchão: que costumam ser os esconderijos preferidos dos escorpiões. Afastar esse “inimigo” dos nossos lares também é nossa responsabilidade. Façamos a nossa parte!

Publicidade

Veja também