Faço ou não um clareamento dental?

Segundo o odontologista João Pedro Garcia, desde que seja feito com o acompanhamento de um profissional, não há contraindicação

Saúde & Bem Estar - DA REDAÇÃO

Data 30/01/2022
Horário 09:55
Foto: Freepik
Segundo João Pedro, normalmente na primeira sessão já se obtém resultados
Segundo João Pedro, normalmente na primeira sessão já se obtém resultados

Muitas pessoas sonham em ter dentes brancos e, por isso, recorrem ao tratamento de clareamento. Mas, muitos ainda ficam na dúvida sobre o procedimento. E aí, fazer ou não? Para esclarecer o assunto, o profissional da área de odontologia, João Pedro Mendes Batista Garcia, 27 anos, menciona que o clareamento é indicado para todas as pessoas que apresentam uma coloração amarela ou escurecida nos dentes; manchados ou escurecidos pela deposição de corantes provenientes de dieta, fumo; manchas moderadas por tetraciclina ou com alteração de cor provocada por doença sistêmica tal como sarampo, febre reumática e eritroblastose fetal.
De acordo com o dentista, atualmente são várias as opções de tratamento disponíveis no mercado, como: clareamento caseiro supervisionado; clareamento de consultório; a associação do clareamento caseiro/consultório; clareamento a laser. “E também temos o clareamento em dentes não vitais [dentes tratados endodonticamente]. Lembrando que todo clareamento dental deve ser feito no consultório com a supervisão de um profissional”, frisa o dentista, acrescentando que pode variar, depende de cada paciente, mas normalmente na primeira sessão já se obtém resultados.
As pessoas que fazem o tratamento por conta própria devem ter cuidado, pois podem ter reações adversas. “As principais reações adversas que podem ocorrer são: dor e hipersensibilidade dental, irritação e inflamação gengival, sensibilidade gástrica, alteração do ph dental, desmineralização da estrutura dental”, aponta o dentista.

Mudança de hábitos

Não vive sem os vários cafezinhos pretos durante todo o dia? Tomar café em excesso deixa os dentes menos brancos, viu? Mas não é o único vilão. João Pedro diz que os hábitos dependem muito da dieta de cada um ou se o paciente tem alguma alteração sistêmica. “Veja bem, o vinho tinto, a Coca-Cola e a Fanta, liberam bastante corante. Assim como o tereré, o chá mate, a nicotina do cigarro. Na lista de alimentos saudáveis, mas que soltam muito corantes aparecem: a beterraba e a cenoura. São bons para a saúde, mas por conta da grande quantidade de pigmentação mancham os dentes. Então, não é para parar de comer, mas diminuir um pouco”, ressalta João Pedro.

Foto: Freepik

Na lista de alimentos saudáveis, mas que soltam muito corantes, aparecem a beterraba e a cenoura

Publicidade

Veja também