Facopp anuncia vencedores do 2º Prêmio de Fotografia

Premiação será realizada nesta sexta e é o ponto alto do concurso que este ano teve alcance nacional, com um total de 59 inscritos e 188 fotografias julgadas

VARIEDADES - Da Redação

Data 08/11/2018
Horário 15:06
Julhia Marqueti - Assim como na 1ª edição, fotos vencedoras também irão compor uma exposição itinerante pela cidade
Julhia Marqueti - Assim como na 1ª edição, fotos vencedoras também irão compor uma exposição itinerante pela cidade

A cerimônia da divulgação dos vencedores do 2° Prêmio Facopp de Fotografia será realizada nesta sexta-feira, no Teatro César Cava, no campus I da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista). O evento é organizado pela Facopp (Faculdade de Comunicação de Presidente Prudente). 

Este ano, o prêmio teve abrangência nacional e o tema escolhido foi “Mobilidade Urbana”. Ao todo, foram 188 fotografias inscritas. Os jurados escolheram 13 imagens na categoria amadora e 13 na categoria profissional. No primeiro caso, o vencedor ganhará uma câmera semi-profissional da Sony. Para os profissionais, a premiação para primeiro, segundo e terceiro lugares é, respectivamente, um iPhone 7 Plus; um iPad New Apple e um celular Samsung J7. 

“O que mais nos deixou felizes foi perceber que o concurso se espalhou pelo Brasil. Nós temos participantes de Londrina [PR], Rio de Janeiro [RJ], Juiz de Fora [MG], Manaus [AM], Assis [SP], Fortaleza [CE], Joinville [SC], Santo André [SP], Ortigueira [PR], Taguaí [SP], Porto Velho [RO], Contagem [MG], Belo Horizonte [MG], Ouro Preto [MG] e São Paulo [SP]”, diz Carolina Mancuzo, coordenadora do curso de Fotografia da Unoeste.

O tema “Mobilidade Urbana” buscou perceber, a partir da fotografia, formas tradicionais e alternativas de se locomover em meio ao caos do dia-a-dia, além de dificuldades e inovações, elevando também a fotografia como comunicação e expressão. Para a professora Fabiana Alves, a expectativa é de que “a cada ano o prêmio tenha mais participantes, melhores imagens e o fortalecimento da expressão fotográfica para documentação social”.

Segundo Carolina Mancuzo, o tema foi bem aceito pelos participantes. “Mobilidade está no nosso cotidiano, temos contato direto e quando nos propomos a fotografá-la as inspirações ocorrem facilmente.” Isto explica, segundo ela, o número de imagens inscritas: um total de 188, distribuídas na categoria amadora e profissional.

Todas as 26 imagens escolhidas pelos jurados participarão de uma exposição itinerante sobre Mobilidade Urbana, que ocorrerá durante todo o primeiro semestre de 2019. As 13 fotografias escolhidas na categoria profissional também vão ilustrar um calendário de mesa e receberão certificado de menção honrosa.

O júri foi formado pela crítica fotográfica, Simonetta Persichetti; o professor e autor de livros de fotografia, Thales Trigo; os fotógrafos prudentinos, Adriano Kirihara, Anselmo Ueti e Andrey Torres; além do jornalista, Sinomar Calmona.

Serviço

A cerimônia do 2º Prêmio Facopp de Fotografia será realizada nesta sexta-feira, no Teatro Cesar Cava, no campus I da Unoeste. A entrada é gratuita e aberta a toda população. A entrega dos prêmios também será transmitida ao vivo no canal da TV Facopp Online no YouTube: www.youtube.com/tvfacopponline.

Com AI da Facopp

 

 

 

 

Publicidade

Veja também