Falta de ereção na hora H. Por que isso acontece?

Débora Martins

COLUNA - Débora Martins

Data 01/10/2023
Horário 05:12

A falta de ereção na hora da relação, conhecida como Disfunção Erétil Psicológica, atinge 4 a cada 10 homens na idade entre 40 a 60 anos de idade.

Essa perda de ereção acarreta outros problemas nos homens, tais como autoestima baixa, problemas no relacionamento, isolamento social, entre outros.

Se você sofre com a falta de ereção, esse conteúdo pode te ajudar.

Como ocorre a ereção?
Para que a ereção aconteça, é preciso estímulos, tanto visual quanto tátil, basicamente estímulos que se referem aos cinco sentidos, que são: tato, olfato, paladar, audição e visão.

Depois que os estímulos acontecem, o cérebro interpreta a informação e começam as reações da resposta sexual, entre elas, a excitação que provoca a ereção.

É nesse momento que dentro do pênis, a estrutura que chamamos de corpos cavernosos, se enchem de sangue, o que como resposta deixa o pênis ereto.

Causas da falta de ereção?
Entre as causas mais comuns na falta de ereção, temos dois fatores: o físico e o emocional/psicológico.

>> Os fatores físicos: doenças cardiológicas, alterações vasculares, neurológicas, anatômicas, distúrbios hormonais, uso de medicamentos e até déficit de vitaminas.
>> Os fatores emocional/psicológico: ansiedade e/ou ansiedade de desempenho, depressão, problemas no relacionamento, autoestima baixa.

Sintomas da disfunção erétil psicológica
Não consegue ter ou manter uma ereção suficiente para a penetração. 

Muitos homens até conseguem ter a ereção em outros momentos, como quando se toca, ou recebe estímulos como visual ou auditivo, porém, na hora da relação íntima, o homem não consegue permanecer com a ereção, e por isso o impede de penetrar e sentir prazer.

Como funciona o tratamento?
Na avaliação inicial é possível verificar as possíveis causas e, caso seja necessário, o paciente é enviado para solicitar exames com a finalidade de confirmar se a causa da disfunção erétil é física ou emocional.

Após a realização do diagnóstico com base nos exames e descartada a causa física, iniciamos um tratamento específico com a terapia sexual para cada paciente. 

Em consultório, na terapia presencial ou online é possível um tratamento com a abordagem comportamental e cognitiva, melhorando assim os pensamentos disfuncionais que acometem o homem.

Também são passados exercícios para que o homem faça em casa, sozinho e com a parceria, com a finalidade de aprender sobre o que funciona ou não na resposta de ereção.

Publicidade

Veja também