Estamos nos aproximando do fim de mais um ano e para quem está concluindo o ensino médio, este é o momento de tomar uma das decisões mais importantes da vida: qual curso de graduação escolher. Com a virada de 2025 para 2026 cada vez mais próxima, o planejamento não pode ser adiado.
Escolher um curso envolve dúvidas, inseguranças e muita expectativa. É compreensível, pois essa escolha pode definir os caminhos profissionais e pessoais que você vai trilhar pelos próximos anos. Por isso, quanto antes começar esse processo, melhor.
O primeiro passo é olhar para dentro: o que você gosta de estudar? Quais atividades te motivam? Resolver problemas, lidar com pessoas, criar, cuidar, investigar? Identificar seus interesses ajuda a reduzir as opções e tornar a escolha mais clara.
Depois, pense nas suas habilidades. Quem tem facilidade com comunicação, por exemplo, pode se dar bem em áreas como Direito ou Marketing. Já quem gosta de lógica ou tecnologia pode encontrar ótimas oportunidades em cursos como Análise e Desenvolvimento de Sistemas ou Engenharia.
Mas não pare por aí: pesquise sobre as profissões, converse com profissionais e estudantes, participe de feiras de carreiras e faça testes vocacionais. Quanto mais informações você tiver, mais segura será sua escolha.
E tão importante quanto o curso é a instituição de ensino. Avalie a qualidade do corpo docente, a estrutura oferecida, as metodologias de ensino e a conexão com o mercado de trabalho.
O tempo está passando, e 2026 está logo aí. Se você ainda não começou a se planejar, este é o momento. Escolher o curso ideal é o primeiro passo. O próximo é viver essa escolha e curtir tudo que a vida universitária possa proporcionar.