Famílias de pacientes eletrodependentes precisam atualizar cadastro, alerta concessionária

Segundo Energisa, medida é importante para que, em casos de queda de energia, pessoas que fazem uso de equipamentos de sobrevida tenham prioridade no atendimento

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 19/09/2025
Horário 18:15
Foto: Reprodução
Unidades consumidoras com pacientes eletrodependentes são priorizadas no restabelecimento da energia
Unidades consumidoras com pacientes eletrodependentes são priorizadas no restabelecimento da energia

A primavera começa nesta segunda e, historicamente, a chegada da nova estação é marcada por episódios de chuvas e ventos fortes em algumas localidades. Com a maior incidência de eventos climáticos severos que podem provocar ocorrências de interrupção no fornecimento de energia, a Energisa Sul-Sudeste passou a reforçar as orientações para que as famílias que tenham pessoas que fazem uso de equipamentos de sobrevida ligados à energia elétrica atualizem o cadastro junto à distribuidora.  

A empresa mantém um cadastro desses clientes para que, em casos de emergência, eles tenham prioridade no atendimento.

“Quando há situações de desligamentos acidentais provocados por temporais, raios, colisão de veículos em poste ou outros imprevistos, essas unidades consumidoras são priorizadas no restabelecimento da energia”, explica Mauricio Arantes, coordenador do COI (Centro de Operações Integrado).

Para tanto, é indispensável que o cadastro desses clientes seja feito com antecedência e não no momento da ocorrência de falta de energia. “Se um membro da família utiliza um respirador, oxigênio ou qualquer outro equipamento de manutenção à vida, entre em contato com a Energisa para que possamos classificar essa unidade consumidora para suporte diferenciado”, enfatiza. 

Como se cadastrar?   

O cadastro está disponível para todos os clientes que têm pacientes que dependem de aparelhos movidos à eletricidade. No entanto, é preciso comprovar a dependência e o risco de morte através de documentação específica, que inclui atestado médico, descrição dos equipamentos utilizados na residência e endereço atualizado da unidade consumidora.

Tanto o cadastro como a atualização dos dados podem ser feitos pelos canais de atendimento da Energisa Sul-Sudeste: aplicativo Energisa On; Gisa/Whatsapp (18 99120-3365); site (www.energisa.com.br); e Call Center 0800 70 10 326.

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