Farmácia Central completa 1 ano em novo prédio

Durante o período unidade atendeu em média 9 mil prescrições, totalizando em torno de 105 mil

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 25/07/2020
Horário 15:00
Secom - Atualmente, equipe é composta por 12 funcionários fixos Foto: Secom - Atualmente, equipe é composta por 12 funcionários fixos

A Farmácia Central de Presidente Prudente completa hoje um ano de funcionamento em sua “nova casa”. De acordo com a farmacêutica responsável, Kátia Sobires, neste período a unidade atendeu mais de 105 mil prescrições, o que dá uma média mensal de quase 9 mil prescrições, além dos 215 atendimentos-mês dos insulinodependentes cadastrados na unidade, que recebem os kits para Auto Monitoramento de Glicemia Capilar e orientação farmacêutica.

A nova instalação, inaugurada no dia 25 de julho de 2019, fica na Avenida Washington Luiz ,191, esquina com a Rua Doutor José Foz.

“É bem localizado e de fácil acesso para a população, o que trouxe mais conforto para os pacientes e os funcionários”, disse Sobires. Segundo ela, o espaço conta com infraestrutura maior e mais adequada para o atendimento e o armazenamento da rede de frio.

Em relação à quantidade de medicamentos dispensados gratuitamente, estas totalizam 8.614.590 comprimidos/cápsulas e 76.821 medicamentos em outras apresentações (ampolas, frascos, bisnagas de pomada, envelopes) no período de um ano, totalizando 8.691.411 de unidades.

A quantidade de medicamentos e insumos entregues gratuitamente à população neste primeiro ano representou um custo de quase R$1.500.000 provenientes de recursos conveniados e próprios.

Na Farmácia Central também funciona a Rede de Frio, que consiste no armazenamento e conservação de vacinas e soros, que abastecem as salas de vacina e atendem ao Calendário Nacional do SUS (Sistema Único de Saúde).

SAIBA MAIS

O prédio presta uma homenagem póstuma a “Kimie Therezinha Nishiura Turuta”, que teve a vida dedicada à saúde pública. Atualmente, a equipe é composta por 12 funcionários fixos, entre farmacêuticos, auxiliares de farmácia, serviços gerais, escriturário, auxiliar de enfermagem, vigia, além de plantonistas.

Veja também