Fase vermelha reflete nas roupas para virada de ano

Lojistas calculam quedas no faturamento de 10% a 50%; e detalhe: o tradicional branco vai ser deixado para trás dando lugar a outras cores para o réveillon

VARIEDADES - OSLAINE SILVA

Data 31/12/2020
Horário 07:21
Foto: Cedida
Pra sair bem na selfie, Paty mostra um de seus looks
Pra sair bem na selfie, Paty mostra um de seus looks

O réveillon é uma das datas que aquecem o comércio de roupas, uma vez que a grande maioria das pessoas quer começar o ano com peças novas. No entanto, a recolocação da região de Presidente Prudente na fase vermelha do Plano São Paulo e, consequentemente, o fechamento do comércio, comprometeram as vendas neste fim de 2020. Há estabelecimentos, no entanto, que apostam no atendimento online e a retirada do produto via drive-thru ou entrega em domicílio. Lojistas calculam quedas no faturamento de 10% a 50%. E, detalhe: o tradicional branco vai ser deixado para trás. 
Tatiane Mendes, 29 anos, proprietária da Tati Modas, que conta com quatro lojas, sendo três em Presidente Prudente e uma em Presidente Venceslau, optou por fazer entregas a domicílio ou os clientes retirarem a mercadoria na porta da loja no sistema drive-thru. “As clientes aceitaram bem as adequações feitas, não houve resistência, pois com a paralisação do comércio que ocorreu há meses atrás, elas já haviam se adaptado com este formato de atendimento. Que graças a Deus foi o que nos permitiu permanecer de portas abertas!”, exclama a empresária.
Como todos foram pegos de surpresa com esse regresso à fase vermelha, Tati diz que a queda nas vendas foi inevitável e calcula um prejuízo em torno de 20% a 30%. “O que para uma empresa pequena é muito expressivo. Com o anúncio das medidas restritivas, as pessoas tendem a ficar inseguras com a economia e evitam gastar seu dinheiro, pois o cenário econômico não está em um bom momento. Mas, para quem está comprando, as peças brancas ainda são as preferidas para a data, contudo, tem quem aposte em outras cores para a virada de ano”, expõe Tati.

Redes sociais: maior meio de trabalho

Patrícia Martins Ribeiro, 27 anos, proprietária da Patys Modas, em Santo Anastácio, ressalta que as redes sociais têm sido o maior meio de trabalho e vendas da loja, com entregas delivery e drive-thru. Mas, mesmo assim, o retrocesso para a fase vermelha vai prejudicá-la com queda nas vendas em até 50%. “No início da pandemia, fechamos e não vendíamos nada porque por não ter aonde ir, as pessoas não compravam. Foram semanas difíceis. Agora tinha melhorado e, de volta à fase vermelha, o faturamento da loja neste encerramento de ano será bastante prejudicado”, expõe Patrícia, agradecendo as muitas clientes que aderiram bem ao novo método comercial.
Paty destaca que as peças que mais têm saído são as simples, básicas, que possam sem usadas dia a dia até para trabalhar. Ediferente de anos atrás, o branco esse ano ficou para trás com outras cores e estampas sendo preferência da maioria. 

Queda mínima no faturamento

“Mesmo utilizando todos os canais possíveis de venda, a queda é inevitável, pois muitos clientes ainda exigem e necessitam a prova das peças para escolher melhor, se realmente vestiu bem como deseja. Diante do cenário atual, agradecemos, pois a queda [de 10%] podemos dizer que foi mínima diante de tudo”, agradece a empresária Andressa Pereira dos Santos, 27, proprietária da Style Store, mesmo acreditando que poderia vender bem mais se a região não estivesse na fase vermelha, pois as pessoas estariam buscando mais produtos para mais ocasiões, que hoje não estão permitidas.
Segundo ela, apesar da dificuldade na hora da escolha por não poder provar, as clientes sempre dão um feedback bacana, de satisfação pelos canais virtuais disponibilizados (Facebook, Instagram e WhatsApp). Entrando em contato, a loja envia fotos, com cores e tamanhos desejados, e fazem até chamada de vídeo se preciso for para esclarecer mais dúvidas. Dessa forma, após a escolha, enviam um link de pagamento, e oferecem as opções para entregar ou retirar na porta do estabelecimento. 
“Foi de extrema importância nos readequar. Intensificamos o atendimento online via WhatsApp e redes sociais, adequamos a retirada de produtos no drive-thru para facilitar ao máximo a compra de forma segura para nós e os clientes”, afirma a lojista, acrescentando que nesta segunda quinzena de dezembro, já percebeu que o tradicional branco não seria a cor privilegiada. “Este ano as buscas estão sendo por peças mais básicas ou atemporais com apostas em looks que possam passar a virada no conforto de sua casa, e usar em alguma outra ocasião. E, como a tendência foi de cores mais claras nesses últimos tempos, muitos apostaram nesses tons”, acrescenta Andressa.

SERVIÇO 
A Paty Modas fica na Avenida José Bonifácio, 851, centro de Santo Anastácio. O telefone é o (18) 99184-3119. Facebook – patysribeiro / Instagram – patysmodas. A Style Store, também de Santo Anastácio, está na Avenida 9 de julho, 624, centro. WhatsApp é o (18) 99668-3396.
A Tati Modas tem quatro lojas, sendo três em Presidente Prudente: Loja 1 na Rua Francisco Ruiz Morales, 48, São Mateus - WhatsApp (18) 98805-0898; Loja 2 na Avenida Brasil, 657, centro -WhatsApp (18) 99675-0655; e a Loja 3 na Rua Barão do Rio Branco, 443, centro - WhatsApp (18) 99645-0666. E, a Loja 4 em Presidente Venceslau na Avenida Dom Pedro II,  227, centro - WhatsApp (18) 99795-9756.

Fotos: Cedidas
 
Vestida de branco, Tati diz que na loja a cor ainda é a preferida


Andressa exibe uma das cores disponíveis em sua coleção

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