Fatec Prudente oferta 280 vagas no vestibular 

As inscrições para o ano letivo de 2021 estão abertas e seguem até às 15h do dia 15 de dezembro, no site vestibularfatec.com.br

PRUDENTE - WEVERSON NASCIMENTO

Data 27/11/2020
Horário 06:55
Arquivo - Fatec Prudente conta com cinco cursos 
Arquivo - Fatec Prudente conta com cinco cursos 

O fim de ano está chegando e que tal ingressar em um curso superior gratuito? Em Presidente Prudente, a Fatec (Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo) está com inscrições abertas para o ano letivo de 2021. O acesso ao ensino superior tecnológico será por meio de análise do histórico escolar, sem a realização de prova presencial ou online. No município, a unidade irá ofertar 280 vagas destruídas em cinco cursos: Agronegócio, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Eventos, Gestão Empresarial e Gestão Agropecuária. 
A Fatec de Presidente Prudente iniciou suas atividades didáticas em 2007 e, desde estão, vem se consolidando com cursos de referência e capacitação profissional, bem como na gestão educacional, estimulando a produtividade e competitividade da economia local e regional. De acordo com o professor Devancyr Souza Dias, também coordenador de relações institucionais da unidade, atualmente a Fatec conta com aproximadamente 1.350 alunos matriculados, distribuídos nos cinco cursos – Agronegócio, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Eventos, Gestão Empresarial e Gestão Agropecuária. “Hoje, 70% dos alunos advêm da rede pública de ensino. Isso é bom porque a Fatec também é uma faculdade pública”, relembra. “Essas instituições são criadas com o objetivo de impulsionar e qualificar a mão de obra profissional local e regional. Existe uma demanda operacional em todos os setores, mas para que a região se desenvolva é necessário ter aperfeiçoamento e aí entra os cursos da Fatec”. 
O professor explica que alguns cursos da instituição ainda estão em processo de “maturação”, mas que a unidade já conta com cursos consolidados e disputados pelos vestibulandos. O último vestibular da Fatec Prudente, por exemplo, atingiu 9,7 candidatos por vaga no curso superior de Gestão Empresarial e 5,6 no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. “Esses cursos também vêm para qualificar os profissionais que não têm formação acadêmica”, diz. 
Outro exemplo é o curso superior tecnológico em Eventos, atualmente voltado para área de gestão, serviços e empreendedorismo. Desta forma, se levarmos em consideração o PIB (Produto Interno Bruto) municipal –72% são voltados ao setor de serviços, segundo o professor – o curso se torna fundamental para qualificar o profissional para o cenário atual.
Atualmente, a unidade também conta com um corpo docente formado por mestre e doutores, e oferta programas de intercâmbio que impulsionam o crescimento profissional de estudantes, promovendo a internacionalização do currículo e a prática de língua estrangeira.

Superior gratuito

Para ingressar na Fatec (Faculdade de Tecnologia) de Presidente Prudente, a professora Melina Paula Batista Garcia explica que o candidato precisa ter terminado ou estar cursando o ensino médio ou equivalente, desde que no ato da matrícula comprove a conclusão do curso. Para se inscrever é necessário preencher a ficha de inscrição e o questionário socioeconômico, imprimir o boleto e pagar a taxa de R$ 39. O valor deve ser pago até 15 de dezembro, em qualquer agência bancária.
Neste ano, segundo a professora, será necessário cadastrar o CPF para acessar o sistema e fazer upload legível do histórico escolar (frente e verso) ou declaração de conclusão do ensino médio assinada por agente escolar da instituição de origem, contendo as notas finais de português e matemática ou equivalentes da segunda série do ensino médio. A classificação final vai considerar a média aritmética simples das notas destas disciplinas. O sistema de pontuação acrescida do Centro Paula Souza também concede acréscimo de pontos à nota final do processo seletivo das Fatecs, sendo 3% a estudantes afrodescendentes e 10% a oriundos da rede pública. 

SERVIÇO
As inscrições para o ano letivo de 2021 estão abertas e seguem até às 15h do dia 15 de dezembro, no site vestibularfatec.com.br. No dia 20 de janeiro será divulgada a lista de classificação geral e a primeira lista de convocação dos candidatos. 

FATEC PRESIDENTE PRUDENTE 
Agronegócio – 40 vagas;
Análise e Desenvolvimento de Sistemas – 80 vagas;
Eventos – 40 vagas;
Gestão Empresarial (presencial e Ead) – 80 vagas;
Gestão Agropecuária – 40 vagas.

SAIBA MAIS

Vestibulinho: Etecs estão com inscrições abertas

Publicidade

Veja também