Fatecs abrem inscrições para vestibular do segundo semestre

Interessados devem fazer cadastro até 15h do dia 28 de junho, exclusivamente pela internet; provas presenciais serão aplicadas em 17 de julho

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 25/05/2022
Horário 14:04
Foto: Gastão Guedes
Provas do vestibular para segundo semestre serão aplicadas de forma presencial
Provas do vestibular para segundo semestre serão aplicadas de forma presencial

Começaram nesta quarta-feira as inscrições para o processo seletivo das Fatecs (Faculdades de Tecnologia) para o segundo semestre de 2022, exclusivamente pelo site www.vestibularfatec.com.br. O prazo vai até as 15 horas do dia 28 de junho. As provas serão aplicadas em 17 de julho, de forma presencial.

O vestibular das Fatecs oferece 17.615 vagas, distribuídas entre as 75 unidades do Estado de São Paulo. São mais de 80 cursos superiores de tecnologia.

Para concorrer a uma vaga no processo seletivo do segundo semestre de 2022, os interessados devem ter concluído o ensino médio regular ou equivalente, comprovando a conclusão até a data da matrícula.

A inscrição deve ser feita pela internet até as 15 horas do dia 28 de junho. É preciso preencher a ficha de inscrição disponível no menu “Área do Candidato” e o questionário socioeconômico. Após o correto preenchimento das informações solicitadas, o candidato deve realizar o pagamento da taxa de inscrição de R$ 91 em dinheiro, em uma agência bancária de sua preferência, ou via internet, pelo aplicativo bancário ou ainda com cartão de crédito, por meio da ferramenta disponível no site do vestibular. O pagamento deve ser feito até a data de encerramento das inscrições.

Ao realizar o preenchimento da inscrição, é preciso escolher um curso em primeira opção e, caso seja do interesse, optar por um curso para segunda opção, em qualquer Fatec e período. Os cursos, as vagas, os períodos e as unidades participantes estão descritas no Manual do Candidato, disponível no site do processo seletivo e na página do CPS (Centro Paula Souza).

Fique atento

O candidato com deficiência, que necessite de condições especiais para realizar a prova, deverá indicá-las na ficha de inscrição eletrônica e, também, encaminhar o laudo médico, emitido por especialista, descrevendo o tipo e o grau da necessidade, por meio de link específico na Área do Candidato, impreterivelmente, até as 15 horas do dia 28 de junho.

O candidato transgênero que desejar ser tratado pelo nome social, deverá informar o nome social completo no ato da inscrição, no campo específico para tal. Caso não seja informado o nome social no ato da inscrição, não será possível solicitar a inclusão posteriormente. Também é preciso enviar durante o preenchimento da ficha, via upload, imagem do RG (frente e verso) e uma foto 3x4 recente.

É de inteira responsabilidade do interessado em realizar o exame o correto preenchimento da ficha de inscrição, o envio de documentos e também o cumprimento dos prazos estipulados.

Caso o candidato não tenha acesso a computador e internet, as Fatecs de todo o Estado disponibilizarão os equipamentos para que seja realizada a inscrição. O interessado deve entrar em contato com a unidade para saber datas e horários disponíveis, antes de ir ao local.

Inclusão social

O sistema de pontuação acrescida do Centro Paula Souza concede acréscimo de pontos à nota final obtida no exame, sendo 3% a estudantes afrodescendentes e 10% a quem tenha cursado o ensino médio integralmente na rede pública. Se o candidato estiver nas duas situações recebe 13% de bônus.

Cabe ao candidato verificar na portaria se tem direito à pontuação acrescida, porque a matrícula não poderá ser realizada e a vaga será perdida se as informações não atenderem às condições estabelecidas em sua totalidade.

Veja também