Fato histórico: Epitácio terá convento das Irmãs Carmelitas 

Será a primeira Casa de Contemplação e Ano Sabático, em solo brasileiro; parceria da Diocese de Prudente com o instituto foi oficializada no dia 24, durante a santa missa

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 28/01/2021
Horário 07:44
Foto: Pascom Paroquial / Cedida
Irmãs Carmelitas Mensageiras do Espírito Santo tem sede na Diocese de Santo Amaro
Irmãs Carmelitas Mensageiras do Espírito Santo tem sede na Diocese de Santo Amaro

Um fato histórico marcou o último dia 24 na região. Dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo diocesano, firmou oficialmente uma parceria com o Instituto das Irmãs Carmelitas Mensageiras do Espírito Santo. Pela primeira vez, uma diocese brasileira receberá uma Casa de Contemplação e Ano Sabático. Também será o primeiro convento do instituto instalado na Diocese de Presidente Prudente.
Na ocasião, o bispo diocesano esteve na Paróquia Sagrada Família, em Presidente Epitácio, para a Santa Missa de Acolhida das Irmãs Carmelitas e a assinatura do contrato para estabelecerem a comunidade religiosa na cidade. “Muitos ainda não conhecem a riqueza, a grandeza dessa comunidade que está nos visitando. Agradeço pela confiança em nossa diocese”, destacou o bispo diocesano, durante a santa missa.
A celebração contou com a participação dos fiéis, padres diocesanos, diácono, freis e das Irmãs do instituto. Durante a missa, a Irmã Raquel Cristina Santana Canôas, superiora geral, apresentou um vídeo falando sobre a história do instituto, bem como o carisma e a rotina das Irmãs. Em seguida, o arquiteto e urbanista responsável pelo projeto do convento, Luciano Narezi de Brito, apresentou a planta e fotos da fachada da futura construção.
O local onde o convento será construído receberá o nome de Estância Padre Attilio Taricco, em homenagem ao finado padre Attilio, que era sacerdote na Paróquia Sagrada Família e tinha o sonho de construir um convento. O projeto tem 1.274 m² (metros quadrados) e ficará localizado na estrada vicinal Presidente Epitácio / Caiuá, km 07, em Epitácio.
Por fim, foi assinado o Termo de Intenção e Compromisso firmando oficialmente a parceria entre a Diocese de Prudente e o Instituto das Irmãs Carmelitas Mensageiras do Espírito Santo.

Atividades devem começar em julho

O contrato tem início no dia 1º de maio, dia em que a Paróquia Sagrada Família completa 12 anos de criação, e tem como objetivo estabelecer uma Comunidade Religiosa de Vida Contemplativa e Casa de Contemplação das Irmãs Carmelitas.
No dia 16 julho, começam as atividades na cidade. No primeiro momento, quatros Irmãs vindas da Itália e uma do Brasil, ficarão em uma casa provisória, que será definida, até que o convento seja construído. “Em breve estaremos compondo a equipe para a construção dessa grandiosa casa oficial das Irmãs. Com certeza estaremos envolvendo toda a diocese e do bispo para esta obra”, afirmou dom Benedito, durante a santa missa.
Ao longo do tempo, as Irmãs visitarão as paróquias para contribuir na evangelização e poderão oferecer aos leigos da diocese: ajuda espiritual, acolhida caridosa, conselhos e orações; Lectio Divina partilhada; Adoração Eucarística guiada; animação litúrgica, Liturgia das Horas; as devoções de espiritualidade pneumática, mariana e carmelitana, através de novenas, meditação do Santo Rosário, Ladainhas; e a evangelização através dos meios de comunicação.
Na última semana, antes da santa missa, cerca de 95 Irmãs viveram uma Semana de Convivência na cidade, com momentos de reflexão, oração e descontração. (Evandro Marques / Pascom Diocesana)

SAIBA MAIS
Em 2020, um fiel leigo doou o terreno para o instituto, que já procurava há anos um local para a instalação da primeira Casa de Contemplação e Ano Sabático no país. Até então, as Irmãs Carmelitas possuem duas casas na Itália. Assim, durante alguns meses de conversa entre a diocese e o instituto e após aprovação do Conselho de Presbítero, as Irmãs confirmaram a instalação da comunidade em Presidente Epitácio.

Pascom Paroquial / Cedida

Contrato, assinado no dia 24, passa a valer a partir de 1º de maio

Luciano Narezi de Brito / Cedida

Fachada do futuro convento em Epitácio; fiéis poderão visitar o local para fazer orações


 

Publicidade

Veja também