A retomada da Feicorte (Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne) em 2024 consolidou-a como um ponto de encontro estratégico para esse mercado. Detentora do maior rebanho do estado, com cerca de 1,6 milhão de cabeças de gado, Presidente Prudente recebeu 8 mil pessoas na edição de retorno da feira, envolvendo diversos atores da cadeia produtiva.
A estrutura não passou desapercebida aos olhos de quem chegava ao Recinto de Exposições Jacob Tosello: com uma área total de 84 mil metros quadrados, sendo 5.800 metros quadrados cobertos e espaço de demonstração de ILPF (Integração Lavoura-Pecuária Floresta), a edição contou com mais de 100 expositores, cerca de 500 animais de dez raças bovinas, além de equinos, cinco leilões e 45 horas de conteúdo técnico. O programa trouxe 40 palestrantes para debater tendências, inovações e os desafios do setor.
Fotos: Cedidas
“Empresas, produtores e especialistas de todo o Brasil se reuniram para promover um ambiente de networking estratégico e trocar conhecimento, fortalecendo as conexões que sustentam o avanço da cadeia produtiva da carne brasileira. Além disso, a feira foi palco para a apresentação de inovações que refletem as transformações em curso no setor, destacando soluções que atendem às demandas do mercado e promovem eficiência na produção”, destaca a CEO da Verum, empresa promotora do evento, Carla Tuccilio.
“A Feicorte 2024 foi um marco para a cadeia produtiva da carne no Brasil, reafirmando seu papel como um ponto de convergência, onde negócios são fechados, parcerias são estabelecidas e o futuro da pecuária brasileira começa a ser moldado. É justamente esse o papel da Feicorte: ser um palco estratégico para fomentar o desenvolvimento sustentável e a excelência da carne brasileira”, complementa a executiva.
A estrutura montada foi um dos destaques da edição de retomada da Feicorte. Segundo o diretor-geral da Verum, Aílton Rogério Barbosa, a feira representa um marco no calendário do agronegócio. “Aceitamos o desafio e trouxemos para Presidente Prudente uma megaestrutura com muito conteúdo de qualidade e ativações diferenciadas focadas na carne. Já é um sucesso e a Feicorte será realizada anualmente como parte do calendário de eventos do agro brasileiro”, afirma.
Palco para anúncios ao setor
A abertura da Feicorte contou com a presença do governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que fez anúncios importantes para o setor, como o lançamento do Sirbov-SP (Sistema de Identificação Individual e Rastreabilidade de Bovinos e Bubalinos do Estado de São Paulo), a entrega de mais de 500 títulos de propriedade rural, feitos pelo Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Fundação Itesp) e que a criação do Fundesa (Fundo de Defesa Estadual da Sanidade Animal) será encaminhada para a Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo).
Para o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Guilherme Piai, o resultado da Feicorte foi muito positivo. “O movimento superou as expectativas e confirmou o sucesso dessa edição. Quero destacar a confiança que tivemos da iniciativa privada em reativar a Feicorte. Ela estava sem ser realizada há 10 anos e o apoio que tivemos foi determinante para o sucesso do evento”, resume Piai.
Próxima edição em junho de 2025
A próxima edição da Feicorte será de 17 a 23 de junho de 2025, em Presidente Prudente, retornando ao mês em que tradicionalmente era realizada na capital paulista. “Será um período estratégico, próximo ao Plano Safra, que é propício para negócios, além de ficar entre a Agrishow e a Expointer. Até junho teremos tempo de reestruturar e fazer melhorias no recinto de exposições para receber esse importante evento. A edição de 2025 vai ser ainda melhor”, aposta o secretário.
“Estamos planejando uma Feicorte ainda mais estruturada e relevante, com foco em atender às necessidades de um setor que está em constante evolução. Nosso compromisso é fortalecer a feira como uma plataforma estratégica para o desenvolvimento da cadeia produtiva da carne brasileira, um espaço onde avanços tecnológicos, práticas inovadoras e soluções sustentáveis possam ser apresentados ao mercado. Além disso, buscamos ampliar as oportunidades para que novos negócios sejam concretizados e que a cadeia produtiva continue a crescer de forma integrada e competitiva”, destaca Carla.
Serviço
A realização da Feicorte foi da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, com promoção da Verum. O evento contou com a curadoria de Myia Consultoria e Prado Estratégia para Agronegócio. Mais informações: www.feicortesp.com