Mais de 12 mil visitantes resultaram em recorde na Feira de Profissões 2025, da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), durante cinco dias: de segunda-feira (15) a sexta-feira (19). No ano passado, foram mais de 11 mil. O aumento do público externo ficou em 9%, vindo de escolas particulares e públicas.
Em avaliação aplicada pelo Departamento de Marketing da universidade, nos conceitos de desempenho, foram 96% de "ótimo" e "excelente" entre os 545 professores visitantes e 94% em meio aos alunos do ensino básico: mais de 90% do ensino médio.
A feira também abriu a oportunidade de visitação para alunos do 9º ano do ensino fundamental, bem como visitantes por iniciativa própria, sem estarem inseridos em uma das caravanas de 205 escolas, predominantemente do oeste paulista.
Também visitaram a feira estudantes de duas cidades do Mato Grosso do Sul: Bataguassu e Batayporã; e três do Paraná: Santo Inácio, Santa Inês e Cafeara. O grupo mais distante de Presidente Prudente foi de Batayporã: 246 quilômetros.
Cada escola de fora providenciou o transporte, o que ocorreu também com parte de escolas de Prudente, enquanto outra parte foi transportada por ônibus cedidos pela empresa Andorinha, parceira da Unoeste na realização da feira.
Dentre os professores visitantes, 84% já conheciam a feira. Portanto, 16% estiveram pela primeira vez. Professores do ensino médio (100%) classificaram a feira como “extremamente importante” por oferecer orientação profissional.
Para o diretor de Marketing da universidade, Bruno Dias, a Feira de Profissões se tornou evento consolidado e potente, oferecendo cenário positivo e interessante na busca do ensino superior e visando o mercado de trabalho.
“O papel da Unoeste tem sido o de dar oportunidade de escolha, com ampla assertividade, do curso a ser feito e da projeção de profissão que representa possibilidade de inserção no mercado”, comenta Bruno.
“A gente vem melhorando os processos com as lições que ficam das feiras passadas, de tal forma que a cada edição está melhor e maior”, diz o gestor do Departamento Comercial, César Rafael da Silva.
O diretor geral da Unoeste, Augusto Cesar de Oliveira Lima, disse – em entrevista na Rádio Comercial – que a feira proporciona ressignificação, no sentido de receber e auxiliar o jovem em sua decisão para a vida toda.
Cesar manifestou encantamento com a feira e gratidão a todos os envolvidos na realização e atendimento.
Foto: Ector Gervasoni - Diretor geral da universidade, Augusto Cesar diz que feira ajuda jovem a tomar decisão para vida toda
Para os visitantes, no primeiro momento, foi possível contato com todos os cursos de graduação presencial e a distância. Em 30 estandes, individuais ou agrupados por área de conhecimento, foram desenvolvidas atividades relacionadas às profissões.
Monitores (alunos de cursos de graduação e pós-graduação), professores, coordenadores de cursos e diretores de faculdades prestaram atendimentos nos estandes, nas oficinas e na recepção aos professores visitantes.
Durante a estada na feira, instalada no Salão do Limoeiro, no campus 2 da Unoeste em Prudente, os visitantes tiveram a oportunidade de escolher uma das mais de 250 oficinas ofertadas em laboratórios e outros espaços, com atividades práticas.