Feira de Profissões começa bem e é comparada em alto nível

Elogios à dinâmica, interatividade e beleza visual, sendo comparada com eventos congêneres da grande Campinas

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 18/09/2023
Horário 19:40
Foto: Homéro Ferreira
Vista geral da Feira de Profissões, no Salão do Limoeiro, no campus 2 em Prudente 
Vista geral da Feira de Profissões, no Salão do Limoeiro, no campus 2 em Prudente 

A Feira de Profissões Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), 2023 começa bem avaliada e elogiada por quem tem vivido à sua criação desde os tempos em que era chamada de Feira das Vocações, há mais de 20 anos; também por universitária que atua como monitora e cuja escolha de formação superior foi reafirmada em uma das edições; e ainda por professora do ensino médio que vivenciou eventos semelhantes na maior cidade do interior do Brasil, que é Campinas (SP), que tem mais de 1,1 milhão de habitantes (IBGE, 2022) e instituições de ensino superior pública e particular com as quais a Unoeste se alinha em nível de qualidade.

Com o olhar valioso da psicologia e o escutar para além do que dizem, a Dra. Regina Gioconda de Andrade, coordenadora do curso de Psicologia da Unoeste, afirma que a feira atual é a melhor, superando a do ano passado que, na opinião dela, já foi excelente. Para a Dra. Regina, essa edição está mais dinâmica, mais interativa e visualmente mais bonita. Ao fazer tais apontamentos, elogiosos aos organizadores, comenta que o evento possibilita o contato de alunos do ensino médio, acompanhados por seus professores, com professores e alunos do ensino superior, no ambiente universitário e com a obtenção de importantes informações.

Conforme a psicóloga, é também a oportunidade de contato com as várias opções de escolha da formação profissional, com o relevante detalhe da obtenção de informação que é um dos pilares para escolher a profissão. “Esse contato com as pessoas, a convivência para além dos relacionamentos mediados por telas, vendo, ouvindo e sentindo proporcionam aproximação com a realidade. Isso vai fazendo o jovem perceber melhor as opções que ele tem”, comenta ela, cujo curso sob sua coordenação participa da feira com oferta de orientação profissional e oficina prática.

A história acadêmica de Beatriz Costa Caetano passa duplamente pela feira: como visitante há cerca de 5 anos e como monitora do estande do curso de Medicina Veterinária neste ano. Ela conta que sua vocação é uma companheira antiga: desde a infância. Porém, assegura que a visita, quando fazia o ensino médio pela Escola Estadual Monsenhor Sarrion, em Presidente Prudente, deu a certeza de que buscaria a formação de médica veterinária. Conta ainda que está feliz com o curso, que se sente realizada e que são excelentes os conteúdos teóricos e as atividades práticas.

Evento que abre a mente

A professora da rede estadual de ensino, Márcia Sedan Fernandes, após 22 anos lecionando em Campinas, retornou para o oeste paulista. Desde o começo deste ano está na Escola Estadual Iraldo Antônio Martins de Toledo, em Inúbia Paulista, cidade vizinha de Osvaldo Cruz, onde mora sua família. Com a vivência de mais de duas décadas acompanhando alunos em oficinas e encontros na Unicamp (Universidade de Campinas) e na Mostra de Profissões da PUC (Pontifícia Universidade Católica), afirma que a Feira de Profissões Unoeste é igualmente fantástica.

“Esse tipo de evento abre muito a mente do nosso aluno, oferecendo a oportunidade de visão diferente”, comenta para contar, com satisfação, que seus sobrinhos são formados pela Unoeste e que estão bem colocados no mercado: “O Junior fez Sistemas de Informação e trabalha na Vivo em São Paulo. A Carol fez Administração de Empresas e trabalha na Granol [fabricante de óleo vegetal e produção de farelo de soja], em Osvaldo Cruz; e seu namorado João, que fez o mesmo curso, está em uma empresa em São Paulo”.
Conversar com os visitantes nos estandes instalados por 30 cursos de graduação no Salão do Limoeiro, no primeiro dia da feira que segue até sexta-feira (22), é ouvir sonhos sendo compartilhados. Beatriz Vitória Ataliba Nogueira da Cunha, no 3º ano do ensino médio na Escola Sarrion – cujos alunos foram os primeiros a entrar na feita, quer fazer Direito e prestar concurso para perícia criminal. Ao visitar a feira do ano passado conheceu outras áreas e pôde constatar que o curso de Direito da Unoeste é muito bom.

Descontos e prêmios

Isadora Cristina Soares de Oliveira, aluna do 3º ano do ensino médio na Escola Estadual Professora Olga Yasuko Yamashita, em Pirapozinho, desde a feira do ano passado está buscando a decisão entre os cursos de Medicina Veterinária e Ciências Biológicas. Sua colega Laura Marcieli Piccinin Moreira da Silva estava em busca de escolher uma de três opções: Psicologia, Fisioterapia e Estética e Cosmética. Sheron Fortaleza Dias, também do Sarrion, quer fazer Medicina e, ao se cadastrar para o vestibular, foi sorteado com voucher para estudar inglês ou espanhol na inFluxo.

Como os cursos da inFluxo são em módulos semestrais, Sheron ganhou desconto de R$ 746 para um semestre e recebeu squeeze de brinde, entregue na hora por Amanda Araújo e Ana Clara Moreira, no estande que a escola de idiomas mantém na feira, a exemplo de outros parceiros do evento. A Feira de Profissões tem mais de 180 escolas inscritas, públicas e particulares do oeste paulista, norte paranaense e sul-mato-grossense. Até sexta-feira, são esperados cerca de 10 mil visitantes. São mais de 500 professores, funcionários e alunos da Unoeste diretamente envolvidos.

Prudente, Jaú e Guarujá

No campus 2 da Unoeste, onde a feira é realizada no Salão do Limoeiro, estão sendo ofertadas oficinas nos laboratórios de diferentes cursos. Também é disponibilizado passeio de “trenzinho” para conhecer o campus que, além de três blocos com salas de aula e outros espaços, abriga o Centro Zootécnico com estações de piscicultura, suinocultura e caprinocultura; Hospital Veterinário; Centro Esportivo e outros espaços de ensino, pesquisa e extensão. Neste ano, uma das novidades é que a Feira de Profissões também está recebendo alunos do ensino médio de cursos pré-vestibulares e funcionários de empresas. São apresentados cursos de graduação, visão de mercado de trabalho e possibilidades de carreira.

Em Presidente Prudente, a feira ocorre de manhã e à tarde, das 8h às 12h, e das 13h às 17h, respectivamente. No campus de Jaú será na próxima semana, de quarta-feira (27) a sexta-feira (29), sendo no primeiro dia à noite e nos demais durante a manhã. No campus de Guarujá será nos dias 6 e 7 de outubro, pela manhã. A realização é do Departamento de Marketing da Unoeste e em Prudente tem as parcerias da Viação Motta , TravelMate Intercâmbio, inFlux - Inglês e Espanhol, Sicredi e Supermercados Estrela.

Foto: Homéro Ferreira

Passeio para conhecer o campus 2, uma das atividades ofertadas aos alunos visitantes 

Leia mais:

Feira de Profissões espera mais de 10 mil pessoas em 5 dias

Publicidade

Veja também