Ferramenta para inovar

Luis Isique

COLUNA - Luis Isique

Data 29/04/2021
Horário 07:00

Você sabia que tem uma ferramenta simples, gratuita e muito poderosa para iniciar o processo de inovação da sua empresa, negócio, produto ou serviço?
Esta ferramenta permite que você pesquise profundamente o que outras empresas do seu segmento ou similares estão fazendo para inovar, criando novos processos, produtos, serviços e até mesmo novas empresas.
Não é novidade sobre a ferramenta, porém, o que irei compartilhar é uma estratégia diferente para utilizá-la. Muitos utilizam a ferramenta apenas como estratégia de comparação e melhoria interna. Porém, se você aplicar uma dose de ousadia, medir cuidadosamente os riscos, aplicar, executar, testar e corrigir, rapidamente com certeza terá resultados positivos mais rápido do que qualquer outro.
Vamos lá, sem enrolação, a ferramenta chama-se benchmarking. Talvez você já deve ter ouvido e irá parar de ler, mas, preste atenção na dose de ousadia que muitas empresas estão fazendo e saindo na frente da concorrência.
Se você nunca ouviu falar em benchmarking, é uma técnica utilizada para você analisar a fundo as boas práticas de empresas concorrentes e aplicar no seu cenário. Você busca saber tudo o que a empresa faz, como ela faz? O que ela tem de diferente das outras? Como faz o relacionamento com os clientes? Enfim, você pesquisa a fundo, faz um breve descritivo, compara e implementa no seu negócio, afinal o que dá certo para um dá certo para outro, não é mesmo?
Bom, agora vem a cereja do bolo! Faça o benchmarking tradicional, mas busque referências e pesquisa em outros países, isso mesmo! No mínimo em cinco outros países, se possível vá até lá e veja na prática. 
Compre, utilize e seja cliente do seu concorrente, converse com no mínimo 100 clientes do seu concorrente, ouça o que eles têm a falar sobre o produto ou serviço da empresa que você está pesquisando. Geralmente o que deixa o cliente descontente é onde você pode melhorar. Veja o caso das startups (empresas iniciantes de base tecnológica) que identificam brechas na qualidade do atendimento, serviço ou produto, entram para resolver, e se tornam referência naquele segmento.
Antes de implementar no seu negócio as melhorias identificadas, faça pequenos testes de público, pois o seu cenário pode ser diferente do concorrente. E se virar a chave de um dia para o outro seu cliente pode não te reconhecer.
Não espere ter o melhor produto do mercado, tenha pequenas inovações e mudanças diariamente, só assim você conseguirá realmente conquistar mais clientes ou usuários do seu produto ou serviço. Melhore sempre a experiência do seu cliente, tenha planos de engajamento. Cada cliente que trouxer outro ganha porcentagens de desconto na próxima compra.
Boas vendas!
 

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