Festa Anual da Arte e Artistas ocorre no dia 14 de maio, em PP

Evento chega aos seus 40 anos de exposição múltipla, de atrações artísticas que agradam a todos os públicos; 6 mil pessoas devem passar pelo Centro Cultural Matarazzo

VARIEDADES - OSLAINE SILVA

Data 31/03/2017
Horário 10:20
 

Está definida a data para um importante evento realizado em Presidente Prudente. A Faapp (Festa Anual da Arte e Artistas de Presidente Prudente) que ocorrerá no dia 14 de maio no Centro Cultural Matarazzo, das 17h às 22h, no Centro Cultural Matarazzo. A expectativa de público (transeuntes) é de 6 mil pessoas em cinco horas ininterruptas de muita arte, cultura, alegria e diversão. Grátis! A ação, que chega aos seus 40 anos, é uma realização do governo de Presidente Prudente, por meio da Secult (Secretaria Municipal de Cultura), com produção do Clube do Meio Artístico, organização de Nelma Melo e direção de Jotacê Cardoso.

Jornal O Imparcial Exposições de fotografias chamam a atenção pela captura do profissional que as faz

De acordo com o diretor, vários municípios vizinhos participam da iniciativa que tem, dentre tantos objetivos, valorizar os artistas em todas as vertentes. Anhumas, Pirapozinho, Presidente Bernardes, Santo Anastácio, Taciba, Regente Feijó, Teodoro Sampaio, Mirante do Paranapanema e Presidente Venceslau são algumas delas.

"Parceria importante"! Essas são as duas primeiras palavras que Jotacê Cardoso expõe ao falar sobre o apoio da Secult e do Sesc para a realização do evento. "Estamos nessa união de forças há muitos anos. Só agradecemos a ambas as instituições. E convidamos todos a participarem dessa festa que é aberta ao público em um espaço maravilhoso como é o Matarazzo. A Faapp completa juntamente com o Clube do Meio Artístico 40 anos. Ambos nasceram em Pirapozinho e cresceram juntos!", exclama o diretor geral do evento.

Conforme Denilson Biguete, assessor da Secult, a pasta tem algumas parcerias com algumas instituições organizadas, como o Enac (Encontro das Artes do Corpo), uma realização do Espaço Corpo que Dança, do professor e bailarino Emerson Euzébio da Silva, a Mostra de Teatro, por ele mesmo e a Festa Anual da Arte e Artistas.

"São eventos consolidados, que o público aprecia. Entramos com o valor dentro do limite do nosso orçamento e liberamos o espaço. Ou seja, apoio financeiro e físico, de acordo com a proposta", salienta Denilson.

Renata Salvador, gerente do Sesc Thermas também se posiciona e diz que "para o Sesc, que cotidianamente busca fomentar a cultura sob diversos aspectos, é muito importante apoiar iniciativas como a Feira Anual das Artes, que há décadas contribui para a valorização da classe artística prudentina, além de fortalecer a identidade local".

 

É para se orgulhar!

Jotacê explica que algumas atrações já estão confirmadas, mas ainda é cedo para divulgar, pois muitos outros ainda garantirão presença mais para frente. Mas, o que pode afirmar é que todos os anos sempre têm novidades. Neste, a princípio, será da mosaicista Mara Soares.

"É lindo de se ver centenas de artistas em todas as áreas da arte como música, teatro, dança, literatura, artesanato, artes plásticas, cinema, fotografia e muito mais fazendo parte dessa grande festa", acentua Jotacê.

A interação é o mote desse evento que se consagra como uma das maiores reuniões de artistas da cidade e região. Sempre dando um passo à frente com diferentes atrações, vai ampliando os contatos entre os artistas. Assim, ganha o público que pode conhecer e apreciar os diferentes artistas e tipos de artes lhes são ofertados por aqui e os artistas que apresentam o seu produto.

 

Um pouco da história

A Faapp começou com o Clube do Meio Artístico em Pirapozinho no ano de 1977, criado por Jotacê Cardoso. Completando 40 anos de existência essa "festa" continua com uma unificação e forma própria, do Clube do Meio Artístico que se destaca como um teatro musical, circense, literário, fotográfico repleto de exposições de artes plásticas, literárias e fotográficas dos artistas de Presidente Prudente e região Oeste do Estado de São Paulo.  Aplicando-se também, eventualmente, o uso de bonecos, fantasias e adereços populares genuinamente brasileiros provenientes de festas e folguedos populares e que, portanto merece ser apreciado e preservado. Todas as artes e artistas possíveis se unem em um grandioso espetáculo, apresentando os mesmos em contato direto com o público.

Tem o propósito de manter uma tradição cultural regional, unir os artistas e apreciadores da arte através da mostra dos mais diversos segmentos e propostas culturais - artísticas ao menos uma vez por ano. Dessa forma conseguindo manter a integração dos vários artistas que são considerados pela sociedade como fundamentais e que fazem parte assídua da estrutura cultural de nossa cidade e região, reconhecendo que é necessária essa troca de ideias entre eles para melhor desenvolvimento das técnicas e análise das tendências e abrir espaço aos novos artistas.

 
Publicidade

Veja também