FestA! programação lúdica e colorida para as crianças

Unidade do Sesc Thermas oferece de forma digital vídeos musicais que divertem e ensinam sobre as cores primárias e secundárias, bem como as formas

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 21/03/2021
Horário 08:00
Foto: Divulgação

O FestA! – Festival de Aprender do Sesc São Paulo é aquele momento do ano para celebrar o fazer artístico e a descoberta do potencial criativo de cada um por meio do encontro com artistas, educadores e públicos diversos. Dessa vez, o projeto começou no meio digital em 19 de março e segue até o dia 28– e o Sesc Thermas de Presidente Prudente tem uma programação voltada ao público infantil. “Algazarra – Brincando com Cores e Formas” com vídeos curtos e musicais que ficam disponíveis nas redes sociais da unidade a partir de hoje, trazendo uma abordagem divertida e didática sobre as cores e as formas como elementos da linguagem visual.

Produzido pelo professor e designer prudentino Guilherme Oliveira Pironi, o material é composto por um mix de imagens reais com recursos gráficos e intervenções em forma de animação.

"Cada vídeo tem uma história, mas eles são sempre conduzidos por uma música infantil, daquelas que ficam na cabeça, porque o objetivo é que as crianças aprendam e façam suas primeiras relações e referências acerca das cores primárias e secundárias, e também das formas. É tudo muito lúdico e didático", explica a técnica de programação cultural do Sesc Thermas, Roberta Assef.

No primeiro vídeo, por exemplo, o personagem é um artista que pinta seu quadro seguindo certas convenções e percebe que só tem três cores à disposição. Mas, quando as mistura, gera outras e descobre que um mundo multicolorido é muito mais bonito. Já no segundo conteúdo, o personagem conhece as formas tridimensionais e aprende que pode mudar a forma de ver as coisas e até mesmo a forma que as coisas estão.

Sobre o FestA!

Por meio de atividades que unem artes, tecnologias e diferentes práticas culturais, o Festival de Aprender é realizado pelo Sesc São Paulo desde 2017 e busca incentivar o prazer pelo fazer artístico em distintas

gerações, bem como favorecer o reconhecimento do potencial criador presente em cada individuo.

Em todo o Estado, este ano ocorrem mais de 150 atividades gratuitas que se voltam aos mais variados perfis de públicos, com diferentes faixas etárias e interesses.

Para Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo “2020 ficará marcado não somente como o ano em que a convivência entre as pessoas foi afetada pela pandemia da Covid-19. Ele também deverá ser lembrado como o período em que nos vimos chamados a reinventar os meios de nos relacionarmos e, principalmente, de cuidarmos uns dos outros. É nesse sentido que o FestA!, impedido de promover a reunião entre os que cultivam o prazer de aprender e de criar, remodela o seu formato e vai ao encontro desses aprendizes-criadores em suas casas”.

Serviço

A programação “Algazarra – Brincando com as Cores e as Formas” é gratuita e vai ao ar neste domingo, 21, e 28, às 16h, no Facebook, Instagram e Youtube do Sesc Thermas de Presidente Prudente. A programação completa está em sescsp.org.br/

"Cada vídeo tem uma história, sempre conduzidos por uma música infantil”, diz Roberta Assef

Fotos: Divulgação

 

 

 

Publicidade

Veja também